Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Exercício físico para pacientes com câncer de cólon

Com mais de 45 mil novos casos por ano, especialistas alertam que o exercício físico e a prevenção

Publicado em: 07 de novembro de 2025 às 21:05

O câncer de cólon e reto (colorretal) representa um dos principais desafios de saúde pública no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), são estimados 45.630 novos casos anuais entre 2023 e 2025, sendo 21.970 em homens e 23.660 em mulheres. O problema se agrava com o diagnóstico tardio, já que mais de 70% dos casos no país são identificados em estágios avançados, o que reduz significativamente as chances de cura.

Em meio a esse cenário preocupante, um estudo internacional de grande escala traz evidências animadoras sobre o impacto da atividade física como parte do tratamento oncológico. Publicado noNew England Journal of Medicine, a pesquisa acompanhou 889 pacientes com câncer de cólon durante 17 anos em seis países, incluindo Canadá e Austrália. Os pacientes, todos já submetidos a cirurgia e quimioterapia, foram divididos em dois grupos: um recebeu orientação e supervisão em um programa estruturado de exercícios por três anos, enquanto o outro teve acesso apenas a materiais educativos sobre nutrição e atividade física.

Os resultados foram expressivos. O grupo que realizou exercícios supervisionados apresentou uma redução de 37% no risco de morte por todas as causas e uma sobrevida geral de 90% após oito anos, comparada a 83% no grupo controle. O oncologista da Afya Montes Claros, Dr Levindo Tadeu, explica que a prevenção primária, que tem como objetivo evitar o surgimento do câncer por meio da redução dos fatores de risco, é fundamental e pode prevenir até um terço dos casos de câncer de cólon.

“É importante evitar o consumo excessivo de álcool, carnes vermelhas e processadas, bem como reduzir a ingestão de alimentos ultraprocessados. A prática regular de atividade física, o controle do peso corporal e uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes também são fundamentais”.

Além disso, o oncologista ressalta que consultas preventivas e atenção aos sinais de alerta, como alterações persistentes no funcionamento intestinal, presença de sangue nas fezes ou perda de peso sem causa aparente contribuem para o diagnóstico precoce e melhoram significativamente as chances de sucesso no tratamento.

O crescimento da doença reflete um movimento global. Em 2022, foram registrados mais de 1,9 milhão de novos casos de câncer colorretal no mundo, segundo a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS), consolidando o tumor como o terceiro mais comum mundialmente. Para a América do Sul, a expectativa é alarmante: um aumento de 75,7% até 2045, passando de 112.317 para 197.387 novos diagnósticos anuais.

O estudo divulgado reforça que o combate ao câncer colorretal não se limita ao tratamento clínico, mas deve envolver estratégias integradas e contínuas de cuidado, com foco não apenas na sobrevivência, mas também na qualidade de vida dos pacientes.

O fisiologista da Afya Itajubá, Dr Rodolfo Faria, informa três modelos de atividades físicas eficazes contra o câncer de cólon.

1- Exercícios aeróbicos contínuos de intensidade moderada: Caminhada rápida, ciclismo leve ou natação, são os que apresentam a evidência clínica mais consistente em sobreviventes de câncer de cólon. Fisiologicamente, eles aumentam o débito cardíaco e o cisalhamento endotelial, melhoram a sensibilidade à insulina e a captação de glicose pelo músculo, além de modular a inflamação sistêmica por meio da liberação de mioquinas.

2- Treinamento combinado: associar exercícios aeróbicos e de resistência (musculação), potencializa ainda mais os benefícios. O componente resistido aumenta a massa e a força muscular, funcionando como um “sumidouro” de glicose, reduz a gordura visceral e atenua a sinalização inflamatória crônica. Em cânceres sólidos, esse tipo de programa melhora a qualidade de vida, reduz a fadiga e otimiza marcadores metabólicos e inflamatórios.

3- Treino intervalado de alta intensidade (HIIT): Promove ganhos cardiorrespiratórios expressivos em menos tempo e, em estudos experimentais, o soro colhido após sessões de HIIT mostrou reduzir a viabilidade de células de câncer de cólon em modelos in vitro, possivelmente devido a alterações agudas no perfil de citocinas e hormônios circulantes.

“O exercício físico é uma ferramenta poderosa na jornada contra o câncer de cólon não apenas durante o tratamento, mas também na prevenção e na recuperação. Manter o corpo ativo ajuda a controlar a inflamação, melhorar o metabolismo e fortalecer o sistema imunológico. Mais do que números ou protocolos, trata-se de cuidar do corpo de forma contínua e consciente”, complementa o fisiologista da Afya Itajubá.

Sobre a Afya

A Afya, maior hub de educação e tecnologia para a prática médica no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior em todas as regiões do país, 33 delas com cursos de medicina e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde. São 3.653 vagas de medicina autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC), com mais de 23 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo "Valor Inovação" (2023) como a mais inovadora do Brasil, e "Valor 1000" (2021, 2023 e 2024) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio "Executivo de Valor" (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 - Saúde e Bem-Estar. Mais informações emhttp://www.afya.com.br eir.afya.com.br.




Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade