A Região deSão José do Rio Pretoregistrou queda de10,3% no número de mortes no trânsito emoutubro deste ano, segundo dados doInfosiga, plataforma de estatísticas gerenciada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Foram26óbitos em 2025 contra29no mesmo mês de 2024. No acumulado de janeiro aoutubro, a redução foi de13,7%, com234mortes frente a271no ano passado.Os sinistros com vítimas não fatais apresentaramqueda:29,4% emoutubro (454registros contra643em 2024) eno acumuladode 21,3%(5.056contra6.427).
Entre os modais, a maior redução no mês foi registrada entrepedestres, com queda de100% nos óbitos (nenhumemoutubrode 2025contracincoem 2024). No caso dosautomóveis,a queda foi de18,8%,13óbitos neste ano contra16emoutubrode 2024.Entreasmotocicletas,há estabilidade,0%. Foramoito óbitos em outubro de 2024e em 2025. Já os óbitos relacionados abicicletas tiveram aumento, passando denenhumemoutubrode 2024 paracincoem 2025. No acumulado, porém, os óbitos debicicletas apresentaram queda de17,4%, passando de23no ano passado para 19neste ano.
Números do EstadoNo Estado de São Paulo como um todo, a tendência também é de queda.Em outubro, foram 470 óbitos contra 526 em 2024. No acumulado de janeiro a outubro, a redução é de 1,7%, com 5.057 mortes em 2025 frente a 5.144 no mesmo período do ano passado.Os sinistros não fataistiveram queda de29,2% emoutubro (8.175registros contra11.554em 2024) e22,5% no acumulado (88.845contra 114.600).Entre os modais, a maior redução no mês foi registrada entre automóveis, com queda de 18,2% (110 mortes em 2024 para 90 em 2025), seguida por pedestres, com 15,5% (110 para 93).As mortes em sinistros envolvendo motocicletas também diminuíram consideravelmente, passando de 248 em outubro de 2024 para 212 em 2025 (–14,5%). Já os ciclistas tiveram alta de 20% no mês (30 contra 36), mas no acumulado do ano a tendência é de queda, com redução de 3,2% (346 contra 335).
O Governo de SP apresenta nos próximos dias o primeiro Plano Estadual de Segurança Viária com a meta de reduzir pela metade o número de mortes no trânsito em cinco anos. As ações envolvem gestão de velocidade, fiscalização, vias seguras, melhoria de normas e eficiência no atendimento às vítimas.
Alinhado ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), o PSV-SP recebeu aportes e contribuições de diversos órgãos, como o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), de entidades e de representantes da sociedade civil, ampliados pela consulta pública realizada entre setembro e outubro deste ano. A coordenação ficou a cargo do Sistema Estadual de Trânsito (Sistran-SP).