Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Saúde de Votuporanga ataca pontos suspeitos de dengue

Saúde de Votuporanga ataca pontos suspeitos de dengue

Publicado em: 15 de setembro de 2015 às 13:05

Uma reunião entre diretores das Vigilâncias Ambiental, Sanitária e Epidemiológica da Secretaria de Saúde e proprietários de ferros velhos, borracharias, floriculturas, borracharias e outras empresas e donos de guinchos discutiu ações de combate à dengue nos pontos estratégicos - locais que podem apresentar grande quantidade de recipientes em condições favoráveis à proliferação de larvas do Aedes Aegypti.

O encontro ocorreu durante todo o dia na Secretaria de Saúde. Na oportunidade, a diretora da Vigilância Sanitária – Danielli de Abreu Leppos reforçou o pedido para que os empresários cuidem de seus negócios quanto à proliferação do mosquito da dengue. Em 2014, 12 autos de infração foram expedidos à estabelecimentos desse tipo pela Vigilância Sanitária, enquanto, neste ano, só nos sete primeiros meses já foram registrados 24.

“Verificamos que o número de focos com larvas não está diminuindo, pelo contrário, em comparação com o ano passado, o número de criadouros dobrou em pouco mais de seis meses. Nós precisamos do apoio de vocês”.

Danielli diz ainda que a Vigilância Sanitária não tem o objetivo de multar esses estabelecimentos. “Gostaríamos de solicitar a colaboração de todos ao receber os agentes sanitários.Eles não vão ao estabelecimento de vocês com o propósito de multar; primeiramente farão um trabalho de orientação” – destaca.

O médico da Vigilância Epidemiológica – Dr. Luciano de Paula pediu a colaboração de todos os empresários na luta contra a dengue. “É muito triste quando algum cidadão morre pela dengue, pois todos nós sabemos, que é uma doença que se pode evitar. Se cada um que estiver aqui, fizer sua parte, conseguiremos diminuir os casos da doença em Votuporanga.

Em 2014 e 2015, somente o Estado de São Paulo registrou mais de 600 mil casos” – desabafou. Nilton Santiago, coordenador do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses) salientou que é muito importante o cuidado com os estabelecimentos.

“É necessário eliminar tudo o que possa se transformar em criadouro para o Aedes aegypti e não ficar na espera do agente para resolver a situação” – destacou.

Um dos temas bastante levantados durante a reunião foi a situação dos carros abandonados nos pátios dos guinchos. Um dos empresários presentes, afirmou que em 2015, o Detran/ SP (Departamento de Trânsito) não realizou nenhum leilão no município e que em seu estabelecimento, por exemplo, há um carro que está há mais de 20 anos abandonado em seu pátio.

“Constantemente precisamos furar todos os veículos para vazar a água acumulada com as chuvas. Eu preciso de ajuda da Secretaria de Saúde da cidade para interceder junto ao Detran, para que alguma providência seja tomada. Por várias vezes, tentei contato com o departamento e nada foi resolvido.Assim como eu, vários proprietários de guinchos passam por este mesmo problema”.

A diretora da Vigilância em Saúde – Maria do Rosário Davanço se comprometeu em contatar o Detran para tentar resolver a situação. “Esse é um problema grave, que também tem contribuído para o aumento de novos casos da doença.” – esclareceu.

Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade