Jovem da região deixa 15mil pra trás e passa em 1ª na polícia
Jovem da região deixa 15mil pra trás e passa em 1ª na polícia
Publicado em: 15 de setembro de 2015 às 12:27
A estudante Maiara Prado Carbonera, 23 anos, enfrentou uma rotina exaustiva de estudos desde janeiro, quando começou a se preparar para prestar o concurso da Academia da Polícia Militar do Barro Branco.
Ela estudava 7 a 8 horas diariamente. Além do estudo teórico, dedicava três horas ao preparo físico, com treinos de natação, corrida, abdominais e musculação.
O resultado foi a conquista do 1° lugar entre os 15 mil candidatos que disputaram 240 vagas no cargo de aluno oficial (62,5 candidatos/vaga). Formada em gestão de equinocultura pela Universidade do Cavalo, em Sorocaba, essa foi a primeira vez que ela disputou uma vaga para oficial militar. A classificação foi divulgada na última sexta-feira. Foi um amigo de Maiara que a informou da aprovação. A “ficha” demorou a cair. “Reli a lista várias vezes até acreditar. É gratificante”, disse ainda emocionada com o posto alcançado. A jovem, que também se formou em 2012 no curso de comissária de bordo, chegou a pensar em entrar para a Academia da Força Aérea (AFA).
“Não tive oportunidade, não fui chamada para entrevista.” Como não queria ficar parada, começou a estudar gestão de equinocultura. Foi durante o curso, em 2014, que surgiu o desejo de entrar para a Polícia Militar. “Conheci o pessoal da cavalaria. Fiquei encantada. Procurei informações de como eu poderia fazer para entrar.” Na carreira militar, a estudante afirma que a disciplina é o que ela mais admira. “Gosto muito. Sou uma pessoa de rotina. Ter um esquema pronto, o respeito, a hierarquia. Acho isso ótimo.” Preparando-se para a prova, além do estudo Maiara viajava diariamente cerca de 50 quilômetros entre Tabapuã, onde mora, e o Lítteris Cursinho, de Rio Preto.
“O primeiro lugar me proporcionou a sensação de colher o fruto do esforço nesses meses”, disse. Maiara fez 72 dos 80 pontos possíveis na prova objetiva. Teve nota 16 de no máximo 20 em redação.
Agora, o esforço está voltado para passar pelo teste de avaliação física, exames de saúde, exames psicológicos, investigação e análise de documentos e títulos para, enfim, obter a confirmação de sua aprovação. Além dela, outros sete alunos do cursinho foram aprovados.
(Tatiana Pires - Diário da Região)
Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!