Depois de Calister região tenta salvar a pequena Belinha
Depois de Calister região tenta salvar a pequena Belinha
Publicado em: 24 de setembro de 2015 às 19:46
Esperta e cheia de vida, a pequena Isabella Vitória Mendonça, de 3 anos, atraia a atenção por onde passava. Nos últimos dias, no entanto, ela virou personagem de um drama que comove e mobiliza milhares de internautas em Rio Preto e Mirassol.
Um diagnóstico de hepatite autoimune, que destrói progressivamente o fígado, provocou uma corrida contra o tempo para salvar a garotinha.
Belinha, como é carinhosamente chamada, precisa de um doador compatível, que possa doar parte do órgão, para um transplante de urgência.
Por meio de redes sociais e do WhatsApp, os pais da menina, Francis e Clícia Duarte, mais tios, tias e amigos da família travam uma busca desesperada por gente disposta a se submeter aos exames de compatibilidade.
"Levamos um susto quando uma pediatra mandou imediatamente interná-la, porque o caso era muito grave", diz a mãe, Clícia.
Desde o começo da semana, a menina está internada no Hospital das Clínicas de São Paulo, acompanhada dos pais, que deixaram tudo para cuidar da filha.
Os pais de Isabella moram com a filha em Rio Preto, mas eles têm uma academia de ginástica em Mirassol, onde ocorre a maior mobilização até agora.
Ontem, uma Van deixou a cidade com dez pessoas para fazer os exames e ver se alguma delas pode ser doadora.
Para ser doador
O voluntário pode doar até 40% do fígado, sem risco de complicações de saúde, porque o órgão se regenera completamente ao longo de 12 meses.
Para ajudar a Isabella, o possível doador precisa ter até 45 anos de idade; não ter DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis), diabetes, hipertensão ou doenças cardíacas; não ter feito cirurgia recentemente; não ser obeso e ter sangue tipo O. No caso de mulher, não tormar, no momento, anticoncepcional.
"O mais difícil é que se for mulher a doadora. Ela não pode estar tomando anticoncepcionais, o que complica encontrar pessoas que se encaixem nestas exigências médicas", explica a mãe.
O que é a hepatite autoimune
A hepatite autoimune é uma doença causada por um distúrbio do sistema imunológico, que passa a reconhecer as células do fígado (principalmente hepatócitos) como estranhas.
A hepatite autoimune é a mesma doença do menino Callister Murian Nascimento Brizio, 8 anos, de Alvares Florence, que, em junho deste ano, emocionou a região na sua luta para conseguir um fígado novo.
Após dois transplante, a criança recuperou a saúde. Os testes dos candidatos a doador são realizados no HC de São Paulo.
A falta ao trabalho pode ser justificada com atestado médico. Os interessados devem ligar nos fones 99125-7391 e 99255 8668 para manifestar o desejo de doação.
A família tem conseguido apoio para o transporte gratuito dos doadores daqui da região até São Paulo.
Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!