Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Advogados são réus em processo do narcotráfico regional

Advogados são réus em processo do narcotráfico regional

Publicado em: 15 de julho de 2015 às 14:46

A Justiça de Palmeira D.Oeste, na região de Jales definiu para o próximo dia24 a audiência de instrução e julgamento para ouvir 29 acusados de tráfico de drogas, formação de quadrilha, associação e bando armado.

Dos 29, 16 respondem a ação penal em liberdade e sete são mulheres. Ao todo, foram intimados 25 advogados das regiões de Fernandópolis, Rio Preto, Jales e Votuporanga.

Os pedidos de absolvição sumária, ilegalidade nas escutas telefônicas foram recusados pela Justiça. Dos acusados, dois advogados viraram réus. O crime de tráfico está previsto na lei 11.343/2006. Ao todo, o processo contabiliza mais de 3,5 mil páginas. Além disso, a Justiça deferiu também a juntada de CD e procedimento investigatório criminal, com as escutas. O processo contabiliza mais de 3,5 mil páginas Cinco prisões foram com os requisitos da segregação cautelar já que os delitos de tráfico e associação para o tráfico de drogas são apenados com penas máximas superiores a quatro anos e existem nos autos prova da materialidade e indícios de autoria, estando presente também a necessidade de garantia da ordem pública. Outras 16 pessoas não tiveram as prisões decretadas. As interceptações telefônicas colhidas entre outubro de 2012 e maio de 2013, tendo o procedimento permanecido sem qualquer diligência ou pedido até que sobreveio na véspera do ferido de 1º de maio de 2014 o pedido de prisões temporárias e buscas e apreensões.

Em junho do ano passado, o GAECO prendeu a quadrilha de tráfico e associação ao tráfico de drogas na região noroeste do Estado de São Paulo. Por meio do Grupo de Operações Especiais Contra o Crime Organizado, núcleo de São José do Rio Preto em parceria com a Polícia Militar realizou a operação denominada “Salus” (na mitologia romana Salus era a Deusa da Limpeza) para desmantelar duas quadrilhas que agiam principalmente nos municípios de Jales, Palmeira D.Oeste e Aparecida D.Oeste e que possuíam até mesmo ligação com o PCC – Primeiro Comando da Capital, maior organização criminosa do país.

Foram cumpridos 63 mandados de busca e apreensão outros 22 mandados de prisão resultando na prisão de 19 pessoas, sendo duas em flagrante. O GAECO, que iniciou a operação às 5h apreendeu também vários objetos utilizados na comercialização de drogas. Dos envolvidos, quatro deles são de Fernandópolis. O promotor de Justiça responsável pelo núcleo do Grupo de Atuação em São José do Rio Preto, João Santa Terra Junior, explicou que a operação foi deflagrada na segunda-feira, porém que as investigações já existem desde 2012 e já prendeu dezenas de traficantes da região, inclusive um deles que possui envolvimento com o PCC. “Nós precisávamos fazer uma limpeza nestas organizações criminosas do narcotráfico que estavam se ramificando nestes municípios. Fernandópolis, por exemplo, chamado de ‘Rota do Tráfico’ possui uma condição logística que favorece o escoamento dessas drogas que vem principalmente dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”, explicou Santa Terra. O promotor foi enfático ao citar, inclusive a facilidade da droga entrar no Brasil, proveniente de países que fazem fronteira como o Paraguai e a Bolívia. “No Brasil existem muitas ‘fronteiras secas’. Você consegue colocar um pé num país e o outro pé em outro. Seria preciso um exército de milhares e milhares de soldados para fechar uma fronteira seca. É impossível controlar o que entra e saído Brasil”, explicou. Quando ao envolvido com o Primeiro Comando da Capital, Santa Terra disse que este foi o fator que desencadeou toda a operação. “Ele é da região de Palmeira D.Oeste, mas foi preso em Rio Preto ao longo das investigações. Era uma célula que possuía ligação com o PCC e procurava se ramificar na região. A partir dele iniciamos uma segunda investigação de duas organizações criminosas na região que mantinham contato entre si, mas que atuavam de maneira autônoma com o tráfico de drogas”, disse ele.

Objetos apreendidos - 06 armas de diversos calibres; - 24 cartuchos deflagrados de diversos calibres; - 06 cartuchos intactos de diversos calibres - 01 motocicleta apreendida com queixa de furto; - 06 espargidores de agente lacrimogêneo (gás pimenta); - 119 celulares; - 22 computadores e notebook; - 32 CDs e 4 DVDs; - 35 pen drive; - 07 tablets; - 20 agendas, cadernos e papéis com contatos telefônicos; - 104 correspondências e cartas; - 02 rádios tipo HT; - 01 socador; - 01 balança de precisão; - dinheiros e dólares; - drogas, como maconha, crack e cocaína.





(Ethosonline)

Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade