Remédios para os moradores aumenta 62% em Votuporanga
Remédios para os moradores aumenta 62% em Votuporanga
Publicado em: 24 de junho de 2015 às 18:00
A Prefeitura de Votuporanga tem investido significativamente para garantir à população o acesso aos medicamentos essenciais. É por esse motivo que em seis anos a quantidade de medicamentos oferecidos gratuitamente à população aumentou em 62%.
Em 2008, o município disponibilizava 166 itens aos pacientes. Atualmente, são 269, entre eles omeprazol, domperidona, levotiroxina e amoxicilina + clavulanato.
O número de pessoas beneficiadas também cresceu. Em 2008, 222.100 receitas foram atendidas, enquanto no ano passado foram 385.800, um aumento de 57%. Os governos federal e estadual repassam recursos e medicamentos para o município, porém, a Prefeitura investe mais R$ 2 milhões de recursos próprios, todo ano, para adquirir mais remédios para a população.
“Com isso é possível oferecer, por exemplo, antibióticos, anti-depressivos, anti-hipertensivos e hipoglicemiantes, que antes não tínhamos na rede”, afirma a secretária de Saúde, Dra. Fabiana Arenas Stringari de Parma. A Secretaria Municipal de Saúde possui 20 farmacêuticos em seu quadro de funcionários e todos os consultórios municipais possuem farmácia. A distribuição dos remédios receitados em consultas pelo SUS é gratuita.
“Ampliamos o número de profissionais para atender a população e entregamos novas unidades de saúde com farmácia, melhorando o acesso dos pacientes aos medicamentos”, afirma Fabiana.
A paciente Marli Trindade freqüenta o Consultório Municipal “Dr. Oswaldo da Cruz Oliveira Júnior” (Cecap II) desde a instalação da unidade no bairro, em 2013. As medicações das quais necessita sempre estiveram disponíveis na farmácia da unidade, sem qualquer dificuldade. “O atendimento aqui na farmácia é muito bom. Sempre tem o remédio que preciso; para mim, nunca faltou”, conta. Uma vez ao mês, Maria de Lourdes Fernandes também vai até ao Consultório Municipal do Cecap II para retirar os remédios para o marido e se diz satisfeita com o serviço.
“É excelente, porque além de morar ao lado da unidade, sempre consigo o remédio que preciso”, disse. Diversos outros serviços também receberam benefícios por meio da adição de novos medicamentos. “A ampliação da lista de medicamentos padronizados no SUS melhora a qualidade dos serviços médicos prestados no município, já que garante a possibilidade de tratamento de qualidade na saúde pública”, completa a secretária de saúde, Dra. Fabiana Parma.
De acordo com a diretora da Central de Abastecimento Farmacêutico, Renata Martins, o aumento na oferta de medicamentos se deve a melhoria na lista de itens padronizados pelo município.
“O município utiliza a Relação Nacional de Medicamentos (Rename) publicada pelo Ministério da Saúde como base para a criação de sua própria lista de medicamentos da Atenção Básica”, esclarece.
Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!