Vivo e Claro lideram reclamações no Procon de Votuporanga
Vivo e Claro lideram reclamações no Procon de Votuporanga
Publicado em: 02 de abril de 2015 às 19:55
O Procon de São Paulo divulgou nesta semana o Cadastro de Reclamações Fundamentadas de 2014, com dados do órgão de Votuporanga, da Fundação Procon-SP e de mais 42 unidades municipais, num total de 8.451 empresas.
Em Votuporanga, a empresa Vivo/Telefonica ocupa o primeiro lugar, com o atendimento de 48,89% das reclamações fundamentadas. A operadora Claro está em segundo lugar no ranking, com 92,86% de atendimento do total de reclamações fundamentadas.
Os bancos também se destacam no Top 10 das empresas mais reclamadas no Procon de Votuporanga.
Confira a lista completa aquihttp://sistemas.procon.sp.gov.br/reclamacao_fundamentada/.
A lista contém apenas reclamações fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que não foram solucionadas, sendo necessária a abertura de processo administrativo para serem trabalhadas junto aos fornecedores.
Segundo a diretora interina do Procon de Votuporanga, Priscila Quatrini, a lista é pública e pode ser consultada no site www.procon.sp.gov.br .
“O Procon de Votuporanga integra o Sistema Nacional de Informação ao Consumidor (Sindec) desde 2012.
Isso permite a ampla divulgação dos dados das empresas que não atendem as reclamações na fase preliminar”, disse,
Destaques estaduais
Os três primeiros colocados no Cadastro são o grupo Vivo/Telefonica, o grupo Claro/NET/Embratel e a empresa Lenovo/CCE, respectivamente. É a primeira vez, desde 2011, que uma empresa de produtos aparece entre as dez primeiras colocadas. Os serviços de telecomunicações ficaram em primeiro lugar com 19% das reclamações, seguido pelos das instituições financeiras com 15%. Em relação aos problemas apontados pelos consumidores, cobrança (30%) e vício ou má qualidade de produto (18%) respondem juntos por quase 50% das reclamações no Cadastro.
O setor financeiro continua a apresentar o pior índice de atendimento das reclamações fundamentadas. A Caixa Econômica Federal lidera com 61% dos problemas não resolvidos. Na classificação por índice de solução, as três primeiras colocadas no Cadastro (Vivo/Telefonica, Claro/NET/Embratel e Lenovo/CCE) passam a figurar na 34ª, 47ª e 48ª colocação, respectivamente. Isso demonstra que, apesar da grande quantidade de reclamações, as empresas têm se empenhado junto ao Procon para resolver os problemas.
Por outro lado, a MRV Engenharia, a Faculdade Anhanguera e a Unimed respondem pelos três primeiros lugares deixando sem solução 87%, 69% e 63% das reclamações fundamentadas. Em 2014 foram realizados 942.511 atendimentos. Deste total, 63.135 resultaram em reclamações fundamentadas, sendo que 52% foram atendidas.
O índice total de solução é de 89%. O crescente aumento da participação dos Procons – em 2013 eram 26, representando 35% das reclamações – refletiu diretamente no resultado do Cadastro Estadual: em 2014, o interior representou 56% das reclamações. Para a diretora-executiva da Fundação Procon-SP, Ivete Maria Ribeiro, as empresas devem se organizar melhor para atender o consumidor. “Os fornecedores devem encontrar mecanismos de atendimento mais eficientes e ágeis em seus canais de comunicação, buscando maneiras efetivas de prevenção e de pronta resolução”, enfatiza Ivete.
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