Estado de Mato Grosso do Sul pode "roubar" usina de Ilha Solteira
Estado de Mato Grosso do Sul pode "roubar" usina de Ilha Solteira
Publicado em: 27 de abril de 2015 às 17:41
A licitação para a definição do novo controlador da usina de Ilha Solteira, prevista para o meio do ano, e a reviravolta no caso da usina de Três Irmãos, que passou a ser controlada pela cidade de Andradina, depois de 21 anos sob administração de Pereira Barreto, já movimenta a vizinha cidade de Selvíria, no Mato Grosso do Sul.
Ma mira, os milhões em ICMS gerados pela hidrelétrica. O prefeito de Selvíria, Jaime Soares Ferreira, já esteve em Brasília, em reuniões no Ministério de Minas e Energia e no Senado Federal, tratando sobre o futuro da usina de Ilha Solteira. Assim como Bento Sgarboza (DEM), que também já discute sobre a sede da futura controladora da hidrelétrica, Jaime quer eue ela seja instalada emn Selvíria, o que garantiria recursos para o município sulmatrogrossense. “As máquinas estão instaladas no município de Selvíria, mas as empresas estão instaladas em Ilha Solteira. O município de Selvíria não recebe nenhum recursos dessa usina. Esperamos que a empresa que venha operar as casas de máquinas, geradoras de energia, seja implantada em Selvíria, para que o município tenha direito a, pelo menos, uma parte dos recursos”, disse o prefeito Jaime Soares Ferreira, em entrevista ao Jornal “A Semana”. O assunto também vem mobilizando o prefeito Bento Sgarboza e vereadores, que também já estiveram em Brasília para discutir a licitação da usina de Ilha Solteira.
Bento vem trabalhando para que o novo controlador da usina fique sediado na cidade, o que evitaria que a cidade perdesse arrecadação. Na licitação de Três Irmãos, cuja usina está localizada em Pereira Barreto, a vencedora acabou se instalando em Andradina.
Com isso, a geração da nota fiscal será emitida na cidade onde ela está localizada, o que levará Pereira a perder toda a arrecadação proveniente da geração da usina. Bento discutiu o assunto com um dos líderes do PT na Câmara, o deputado federal Arlindo Chináglia, e pediu para que o Governo evite o mesmo problema na licitação da usina de Ilha Solteira. “Pedi apoio para que no edital de licitação, conste que que a empresa vencedora tenha que se instalar na cidade sede da usina, no caso, Ilha Solteira. E tem que fazer antes do edital ser publicado. Por que depois, não pode mudar. E o Arlindo se colocou à disposição para ajudar e evitar que isso aconteça”, disse Bento Sgarboza. Movimento – O vereador Antônio Carlos da Silva (PT), o Toninho, que também esteve no encontro com Arlindo, disse que o deputado já vem discutindo o assunto com Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e ao Ministério de Minas e Energia. “Eu acho que não vai ter problema.
O edital deve constar que a empresa que vencer a licitação, tem que se instalar no município sede”, disse o vereador.
Sobre o movimento de Selvíria em relação a usina de Ilha Solteira, Toninho acredita que dificilmente a cidade terá sucesso.
“Acho difícil isso acontecer. Acho que eles tem nenhuma chance. Mas já informei o Arlindo sobre isso”, finalizou o vereador.
(Douglas Cossi – ilhadenoticias)
Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!