Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Votuporanga intensifica combate da dengue até durante a noite

Votuporanga intensifica combate da dengue até durante a noite

Publicado em: 27 de fevereiro de 2015 às 18:23

A Prefeitura de Votuporanga está intensificando as ações de combate à dengue. De maneira inovadora, a Secretaria da Saúde ampliou o horário de atuação dos agentes de saúde para visitas a imóveis da cidade, visando maior eficiência dos serviços.

Agora, além do horário normal de trabalho, os profissionais do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses) fazem as vistorias nas casas de segundas e quintas-feiras, das 17 às 19 horas.

Em um mês de implantação, o trabalho já deu resultado. “Aumentamos de 20% a 30% a quantidade de visitas em residências que antes estavam fechadas. A nossa intenção, com a ampliação do horário de atendimento, é encontrar o maior número de pessoas nas casas, público que não conseguíamos atingir, inclusive na hora do almoço”, disse a profissional do IEC (Informação, Educação e Comunicação) do Secez, Adelice Silva.

Adelice explicou que há alguns bairros na cidade que são considerados como dormitórios, quando a dificuldade de encontrar os moradores é maior. “Em bairros como Comerciários, Parque das Nações, os votuporanguenses estão em casa no período noturno.

O Secez procura localizar os proprietários dos imóveis inclusive aos sábados e em horários diferenciados”, afirmou. A diretora da Vigilância em Saúde, Maria do Rosário Silva Davanço Moretto, ressaltou as ações voltadas para casas fechadas vinculadas à imobiliárias. “Agendamos horário com os proprietários que têm imóveis de aluguel e fazemos as orientações”, disse.

Maria do Rosário faz um alerta para os locais de temporada, utilizados aos finais de semana. “As pessoas devem tomar cuidado com estes lugares, especialmente os que têm piscina. Ela tem que estar filtrada e com cloro”, explicou.

Mais ações

O Secez realiza diversas ações de combate à dengue como bloqueio de criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

“Nas visitas nos bairros, orientamos os moradores a se preocuparem com os objetos que podem acumular água como ralos e vasos sanitários sem uso”, disse Adelice Silva. Além disso, a equipe faz palestras em indústrias e escolas.

“Apelamos para a população que fiqueatenta a possíveis criadouros”, complementou. Na segunda-feira (2/3), a Secretaria de Saúde realiza treinamento com todos os médicos da rede municipal, a partir das 19h30, no Espaço Unifev Saúde.

Estarão presentes também residentes, plantonistas da UPA (Unidade de Pronto Atendimento), do Mini-Hospital “Fortunata Germana Pozzobon”, da Santa Casa, entre outros.

A médica infectologista Regina Silva Chaves de Lima irá abordar como proceder depois do diagnóstico positivo da dengue para que a doença não evolua à óbito.

De janeiro até o momento, foram contabilizados 187 casos de dengue. Já no ano passado, no mesmo período, eram 357 confirmados. A dengue é uma doença grave e que pode matar. Alguns sintomas são febre alta, dor de cabeça e dor atrás dos olhos.

A melhor forma de prevenção é cuidar do ambiente para evitar focos de água parada onde ocorre a proliferação do mosquito. Por isso, é fundamental medidas preventivas para deixar a casa segura.

Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade