Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

PEIXAIADA MOVIMENTO MERCADOS

Quaresma mexe com valor do pescado ao consumidor

Publicado em: 17 de abril de 2019 às 18:40

PEIXAIADA MOVIMENTO MERCADOS
Item bastante consumido na quaresma, principalmente durante a Semana Santa e no domingo de Páscoa, o peixe sofre com a oscilação de preços neste período. A Associação Paulista de Supermercados (APAS) fez um estudo para mostrar justamente a variação do valor deste item que será destaque nas vendas nos próximos dias.


“Várias análisesrevelam qual o peixe preferido do brasileiro e, dentre os mais consumidos e que estudamos indicadores de preços, temos a sardinha, cação, pescada e bacalhau como relevantes na mesa do brasileiro, especialmente nesta época de pico de consumo devido à quaresma e Páscoa, em que tradições arraigadas na cultura brasileira trazem este produto para os almoços e jantares das famílias”, explica Thiago Berka, economista da APAS, que completa: “E então, entra a lei da oferta e demanda, resultando em variação nos preços durante esse período”.

Segundo os estudos da APAS, os preços dos peixes nos supermercados têm dependido de uma conjunção de produção nacional adequada e câmbio favorável. A demanda brasileira não chega a ser um fator de forte mudança de preços, já que a oferta de importados ou adequação da produção nacional conseguiria atender algum pico de consumo. “Dessa forma, o poder de barganha dos supermercados pouco pode fazer para segurar a sazonalidade de preços dos peixes”, diz o economista da entidade.


Bacalhau


O preço do bacalhau nos meses de março e abril, que é quando acontece a Páscoa e têm suas vendas concentradas, está muito correlacionado à taxa de câmbio. O Brasil importa o bacalhau principalmente da Noruega, que destina quase um terço de sua produção para o Brasil, o seu maior mercado consumidor. Na década de 2000, com o câmbio estável, a importação deste tipo de peixe explodiu, ficando atrás penas do salmão.

Publicidade