Antes de chegar à lavoura, uma planta precisa superar uma etapa decisiva: transformar-se em uma muda capaz de sobreviver e se desenvolver em condições de campo. Com o avanço das mudanças climáticas e seus impactos sobre a agricultura, essa etapa ganha ainda mais relevância. É nesse contexto que o
V Simpósio de Propagação de Plantas e Produção de Mudas (SimpMudas) será realizado pela
APTA REGIONAL, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA), de
28 a 30 de setembro de 2026, em Campinas (SP). O evento reunirá pesquisadores, estudantes, produtores, técnicos e profissionais do setor para discutir tecnologias e estratégias voltadas à qualidade de mudas e à sustentabilidade da produção.
As inscrições estão abertas pelo site www.simpmudas.com.br.Com o tema “Qualidade de Mudas e Sustentabilidade Frente às Mudanças Climáticas: Desafios e Oportunidades”, o evento reunirá pesquisadores, produtores, técnicos, viveiristas, estudantes, empresários e profissionais de áreas correlatas para discutir avanços científicos, tecnologias e estratégias voltadas à produção de sementes e mudas de qualidade.
A programação abordará temas que vão desde os efeitos das alterações climáticas sobre a propagação de plantas até aspectos relacionados à nutrição, sanidade e produção de mudas. Também estarão em pauta o uso de bioinsumos, controle biológico de pragas e doenças, biotecnologia, produção de sementes, qualidade de substratos, manejo de viveiros, condicionadores de solo, enraizamento e novas tecnologias aplicadas à aclimatação e ao desenvolvimento vegetal.
O V SimpMudas é coordenado pelos pesquisadores Adriana Novais Martins, da APTA REGIONAL; Eduardo Suguino, do Instituto de Pesca (IP-APTA); e Cláudio Marcelo Gonçalves de Oliveira, do Instituto Biológico (IB-APTA), recebe o apoio do Instituto Agronômico (IAC-APTA), com organização da Infobibos – Organização de Eventos Científicos.
Adriana Martins ressalta que a qualidade das mudas é considerada um dos fatores determinantes para o desempenho das culturas no campo, influenciando diretamente a produtividade, a sanidade das plantas e a eficiência dos investimentos realizados pelos produtores. “Nesse contexto, o SimpMudas pretende aproximar a pesquisa científica dos diferentes elos da cadeia produtiva, apresentando resultados de estudos e soluções tecnológicas que contribuam para sistemas de produção mais resilientes e sustentáveis”, afirma.
Mudanças climáticas e resiliência agrícolaA abertura científica do evento, no dia 28 de setembro, contará com o painel “A influência do clima na propagação de plantas”, moderado pela pesquisadora Adriana Novais Martins, da APTA REGIONAL de Marília.
Entre os temas em debate estarão as mudanças climáticas e a resiliência agrícola, além dos efeitos do estresse hídrico sobre mudas de hortaliças e seus impactos após o transplantio. O painel contará com apresentações do pesquisador Gabriel Constantino Blain, do IAC-APTA, e da Profa. Cláudia Lopes Prins, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF).
Ainda no primeiro dia, o simpósio discutirá os aspectos fitossanitários na propagação de plantas e produção de mudas, com palestras sobre sanidade de mudas de hortaliças e café, além da interferência da qualidade sanitária das sementes nas diferentes etapas do processo produtivo.
Aquaponia e novas tecnologiasNo segundo dia, 29 de setembro, a programação será dedicada, pela manhã, à aquaponia, sistema que integra a criação de organismos aquáticos e a produção vegetal. O painel abordará o aproveitamento de efluentes da piscicultura de recirculação como fertilizante agrícola, o desenvolvimento de mudas de espécies hortícolas e o potencial do cultivo vertical indoor associado à produção vegetal. O debate será moderado pelo pesquisador Eduardo Suguino, do IP, e contará com outros especialistas do IP e do IAC.
À tarde, o foco será a nutrição na produção de mudas em substratos, com discussões sobre novas matérias-primas, manejo da água e qualidade na indústria de substratos para plantas.
Inovações na propagação de plantasO último dia do simpósio, 30 de setembro, será dedicado às inovações na propagação de plantas. A programação inclui debates sobre a qualidade de mudas na competitividade da cafeicultura brasileira, métodos de propagação de plantas frutíferas e o uso da giberelina na germinação de sementes.
Além das palestras e mesas-redondas, o evento contará com apresentações orais e sessões de pôsteres, abrindo espaço para a divulgação de resultados científicos e o intercâmbio entre pesquisadores, estudantes e profissionais do setor.
Sobre a APTA REGIONALConsiderada o maior hub descentralizado de pesquisa agropecuária do Estado, a
APTA REGIONAL oferece soluções tecnológicas aplicadas, adaptadas às realidades edafoclimáticas locais e regionais, contribuindo para o fortalecimento das cadeias produtivas e para uma agricultura mais sustentável e competitiva. Com 18 unidades regionais de pesquisa no Estado de São Paulo, atua em áreas como agronomia, zootecnia, pesca continental, sanidade vegetal e animal, agregação de valor em produtos agropecuários, sistemas integrados de produção e segurança alimentar. Possui 11 Redes de Pesquisas, com estudos que unem pesquisadores de várias áreas, transformando conhecimento em desenvolvimento, valorizando o futuro. Acesse nosso site
www.agricultura.sp.gov.br/apta-regional e acompanhe nossas pesquisas. A
APTA Regional, instituição de pesquisa científica e tecnológica, integra a Diretoria de Pesquisa dos Agronegócios (
APTA), vinculadas à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (
SAA).
ServiçoEvento: V Simpósio de Propagação de Plantas e Produção de Mudas – SimpMudas
Tema: “Qualidade de Mudas e Sustentabilidade Frente às Mudanças Climáticas: Desafios e Oportunidades”
Data: 28 a 30 de setembro de 2026
Local: Campinas (SP), Auditório do Instituto Agronômico (IAC)
Submissão de trabalhos:|| /strong
Informações e inscrições:www.simpmudas.com.br
Organização: Infobibos - Organização de Eventos Científicos