Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Fórum Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista

Profissionais de saúde de Rio Preto e região participam do evento no HCM

Publicado em: 06 de abril de 2024 às 11:08

Fórum Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista
No mês de abril é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Pensando na importância do atendimento diferencial para esses pacientes e no treinamento de seus profissionais e da região, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM) promoveu o II Fórum Multidisciplinar do Transtorno do Espectro Autista no dia 5 de abril no Centro de Convenções da Funfarme.

“O autismo é a caracterização de um transtorno que tem como características principais algumas dificuldades na comunicação, nos processos emocionais e comportamentos atípicos, que fazem com que o sujeito portador do autismo tenha dificuldades nas interações sociais e nas compreensões das suas rotinas. O propósito principal desse fórum é proporcionar informação de qualidade para a comunidade como um todo. Nosso objetivo é conseguir discutir diversos temas com intuito de capacitar profissionais da saúde, educação e comunidade com objetivo de ajudar pais e responsáveis em relação ao tema, proporcionando um conteúdo que contemple as demandas desses pacientes. Quanto mais precoce é o diagnóstico, melhor é o desenvolvimento de habilidades e características, diminuindo em certa medida o grau de sofrimento dessa criança e da família”, disse a psicóloga da Funfarme Daniela Barbosa Dias.

O diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares falou da importância de abordar a temática do autismo todos os dias. “Sem dúvida esse é um assunto muito importante na sociedade e a Funfarme e Famerp participaram ativamente. Temos que brigar por direitos e políticas públicas para esses pacientes. Quero dizer também que o dia do autista é todo dia. Todos os dias são dias para pensarmos em conscientização, capacitação e inclusão. O processo educativo na sociedade com cada um fazendo sua parte é essencial para que possamos popularizar ainda mais esse tema e oferecer o melhor tratamento possível”, afirmou

O HCM conta atualmente com uma sala de espera dedicada a pacientes diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para proporcionar maior conforto aos pais e filhos atendidos na unidade. O espaço conta com brinquedos, jogos, mesa de colorir e uma televisão com programas infantis.

Já para o diretor administrativo do HCM, Dr. Antônio Soares o hospital está em constantes aprimoramentos para melhor acolher os pacientes autistas. “A incidência atualmente de TEA é muito grande e temos que estar preparados para acolher esses pacientes. Atualmente temos uma estrutura preparada com funcionários desde a portaria até salas sensoriais especializadas, além de prontuário e quartos com identificação desses pacientes, para que recebam um atendimento adequado associado ao espectro que apresentam. Nossa missão na Funfarme é divulgar conhecimento com fóruns e atualizações para poder passar informações novas aos profissionais de saúde multidisciplinares no sentido de que possam atuar de maneira mais adequada a esses pacientes”, ressaltou.

Participaram do fórum cerca de 500 profissionais de áreas como neuropediatria, fonoaudiologia, psicopedagogia, psicologia e jurídica de toda DRS-XV para debater as diversas áreas essenciais no atendimento desses pacientes.

Dentre os temas do fórum estavam: como identificar os sinais de autismo na infância, os direitos da criança autista, o papel da psicopedagogia no desenvolvimento da aprendizagem, além da abordagem familiar e rede de suporte com o tema cuidando de quem cuida.

Como representante da Faculdade de Medicina de Rio preto (Famerp), A Prof. Dra. Vânia Zaqueu Brandão ressaltou a temática do evento. “É com imenso prazer que venho aqui hoje representar o Dr. Francisco Cury em um fórum tão importante quanto esse. É um orgulho dividir uma mesa com profissionais que tanto contribuem para o desenvolvimento de pacientes com TEA”, disse.

Publicidade