Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Medicina e Nutrição da Unifev promovem atendimentos no Dia do Rim

Orientação na Praça São Bento sobre o funcionamento dos rins e a relevância da saúde dos órgãos

Publicado em: 16 de março de 2025 às 11:02

Medicina e Nutrição da Unifev promovem atendimentos no Dia do Rim

Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, a Unifev, por meio dos cursos de Medicina e Nutrição, promoveu o "Circuito da Creatinina: Seus rins estão OK?" na feira da Praça São Bento, na última quinta-feira (13/3). A ação educativa teve o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da saúde renal e a prevenção de Doenças Renais Crônicas (DRC).

Durante o evento, alunos e professores dos cursos de graduação compartilharam, com os frequentadores da feira, informações sobre o funcionamento dos rins e a importância de mantê-los saudáveis. Para isso, foram realizadas diversas atividades práticas, como aferição de pressão arterial e glicemia, medições antropométricas, análise de bioimpedância e aconselhamento nutricional personalizado.

“No Dia do Rim, a Unifev transformou a feira em um grande espaço de saúde coletiva. Nossos alunos e professores mostraram que conhecimento e cuidado podem mudar vidas. Celebramos a prevenção e o impacto real na vida de todos”, frisou o reitor da Unifev, Prof. Dr. Osvaldo Gastaldon.

A Profa. Dra. Lidiane Telini, docente dos cursos de Medicina e Nutrição da Unifev e uma das organizadoras da ação, destacou a importância da iniciativa para a conscientização sobre a prevenção da doença renal crônica. “O nosso evento integrou uma campanha mundial, com o apoio da Sociedade Brasileira de Nefrologia, que busca alertar a população sobre os riscos da doença. Segundo dados alarmantes, cerca de 50 mil pessoas diagnosticadas com DRC morrem anualmente no Brasil, antes de terem acesso a tratamentos como diálise ou transplante renal”, ressaltou.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), as causas são o diabetes mellitus e a hipertensão arterial. A falta de acesso adequado aos serviços de saúde dificulta o diagnóstico e tratamento dessas condições, contribuindo para o aumento da mortalidade associada à DRC.

O evento contou com o apoio do Instituto do Rim da Santa Casa de Votuporanga e celebrou a data, que é comemorada anualmente na segunda quinta-feira de março.


Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade