Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Os exames de saúde para cada idade do homem

Consultas médicas preventivas, garantem uma vida mais longa e com muito mais qualidade

Publicado em: 07 de março de 2024 às 00:51

A dificuldade que muitos homens enfrentam ao ir ao médico é uma realidade que permeia diversas culturas e sociedades. Esse comportamento pode ser atribuído a uma variedade de fatores, incluindo questões de estigma em relação à vulnerabilidade, pressões sociais para manter a imagem de robustez e até mesmo medo do desconhecido. No entanto, a medicina preventiva desempenha um papel fundamental na promoção da saúde e na garantia de uma vida longa e plena, explica o Dr. Daniel Lerario, médico endocrinologista, mestre e doutor pela Escola Paulista de Medicina.

"Adiar ou evitar consultas médicas de rotina e exames preventivos, muitas vezes ignorando sintomas que podem indicar problemas de saúde subjacentes, pode levar ao agravamento de problemas e a maior dificuldade em controlar, tratar ou mesmo curar doenças que podem ser simples se diagnosticadas precocemente", afirma o especialista.


A medicina preventiva preconiza a vigilância constante da saúde, mesmo na ausência de sintomas, identificando potenciais problemas de saúde antes que se tornem graves, permitindo intervenções precoces e eficazes.

Exames de rotina, check-ups anuais e a adoção de um estilo de vida saudável são pilares fundamentais da medicina preventiva.

A saúde do homem


Para os homens, especialmente, é preciso estabelecer uma relação de confiança com um médico que possa esclarecer dúvidas e ajudar a dissipar temores e incertezas sobre os diferentes aspectos da saúde masculina.

O Dr. Daniel Lerario explica que, na consulta, além de exames de rotina, também devem ser abordados a importância da adoção de hábitos saudáveis, incluindo alimentação balanceada, prática regular de atividade física, controle do estresse e abandono de hábitos prejudiciais, como tabagismo e consumo excessivo de álcool.

Principais exames

Nas consultas, haverá atualização das informações sobre a situação das vacinas, incluindo a vacina contra a gripe, pneumonia e outras vacinas recomendadas para adultos.


"Quanto aos exames, serão indicados de acordo com a idade, histórico médico pessoal e familiar, estilo de vida e fatores de risco individuais. No entanto, existem alguns exames de rotina que são usualmente recomendados para a detecção precoce de problemas de saúde e promoção do bem-estar geral, de acordo com as diferentes faixas etárias", adianta o Dr. Daniel.

Confira!


• Dos 18 aos 39 anos

Exame físico: inclui medição da pressão arterial, avaliação do índice de massa corporal (IMC) e verificação de sinais vitais

Exames laboratoriais: exames como o de colesterol, especialmente se houver fatores de risco, como histórico familiar de doença cardíaca; glicose, para rastrear o diabetes, entre outros.

• Dos 40 aos 64 anos

Além dos exames mencionados acima, poderão ser solicitados:


Colonoscopia: para rastreio do câncer colorretal, geralmente a partir dos 50 anos

Teste de densidade mineral óssea: avalia a saúde óssea e o risco de osteoporose, especialmente para homens com fatores de risco


Eletrocardiograma (ECG): avalia a saúde do coração, especialmente para homens com fatores de risco cardiovascular.



• 65 anos e mais

Além dos exames mencionados acima, o médico poderá realizar testes ou fazer perguntas para avaliação cognitiva e de eventuais problemas de equilíbrio e coordenação.

Estas medidas são importantes para detectar possíveis sinais de declínio cognitivo ou demência, bem como para prevenir quedas e lesões em idosos, alerta o Dr. Daniel.


"É importante ressaltar que essas diretrizes são apenas orientações gerais, mas que as recomendações devem ser individualizadas e podem variar dependendo das circunstâncias de cada paciente", explica.

Por este motivo, alerta o especialista, é essencial realizar consultas de rotina, trazendo para a consulta exames anteriores e também informações sobre a história médica pessoal e familiar.

Publicidade