Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Unifev destaca parcerias com Santa Casa de Votuporanga

Atuação de 80 estagiários remunerados e não-remunerados (curriculares) em diversos setores do Hospital

Publicado em: 04 de dezembro de 2023 às 18:03

Unifev destaca parcerias com Santa Casa de Votuporanga

Fundada em 16 de abril de 1950, a Santa Casa de Votuporanga consolidou-se como uma referência ao longo de 73 anos de serviços prestados à comunidade. Tornou-se um centro de referência no atendimento de média e alta complexidades, servindo a uma população estimada em 500 mil habitantes, abrangendo mais de 50 cidades da região Noroeste paulista. Além disso, presta assistência a pacientes de outros estados brasileiros, como Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Goiás.

Ao longo dessa história, o Hospital filantrópico é um dos mais importantes do interior paulista, atendendo diariamente 76% de seus pacientes por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). São aproximadamente 300 médicos e 1.178 colaboradores atuantes.A Unifev, mantendo um compromisso contínuo com a Santa Casa, estabeleceu-se como uma das grandes parceiras do Hospital, contribuindo para a melhoria dos atendimentos prestados. Essa colaboração inclui a atuação de 80 estagiários, tanto remunerados quanto não remunerados (curriculares), provenientes das graduações de Ciências Contábeis, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Psicologia. Esses estagiários desempenham suas atividades diariamente em diversas alas, serviços e setores.

A partir dessa parceria também nasceu o Programa de Internato, envolvendo 120 universitários de Medicina da Unifev que estão na Santa Casa. Os estudantes aprendem na prática, através de troca de conhecimento constante com as equipes médicas e contribuindo para a formação profissional contínua do Hospital.

Além disso, a Unifev também promove o repasse de donativos ao Hospital, com campanhas realizadas pelo Núcleo de Responsabilidade Social da Unifev, arrecadados por alunos, colaboradores e comunidade.

“A Unifev é um pilar muito forte. O bom relacionamento da Santa Casa com a Instituição proporciona essa sustentação. Pra Santa Casa, a contribuição dos estagiários e profissionais para os nossos atendimentos é de grande importância, à medida que eles aprendem com o dia a dia aqui no Hospital. Isso faz toda a diferença. Além disso, a Unifev é uma parceria fundamental da Santa Casa, apoiando a realização de ações para a melhoria do Hospital, com ações efetivas de responsabilidade social que transformam nosso cotidiano. Somos muito gratos à Unifev que, sem dúvida, colabora com o crescimento do município de Votuporanga quando se dispõe a investir na saúde beneficiando, diretamente, quem tanto precisa”, ressalta Amaro Queiroz Rodero, provedor da Santa Casa de Votuporanga.

Há pouco mais de cinco meses, o estudante do 6º período de Ciências Contábeis da Unifev, Samuel Mendes Nogueira iniciou o estágio na Controladoria da Santa Casa pelo Programa Uniestágio, e em pouco tempo passou a integrar o quadro de colaboradores do Hospital. “Os professores sempre nos mostram a realidade do mercado de trabalho, as áreas que estão emergindo e o que os profissionais estão buscando dentro da área, nos incentivando pela busca do conhecimento”.

O estudante explica que a Controladoria fornece relatórios para a tomada de decisão dos gestores. “Nós conseguimos levantar relatórios, ver o passado e montar projeções futuras por meio desses dados – internações, custos, ganhos de meses anteriores, provenientes de convênios, SUS ou particular. Na Unifev aprendemos bastante dessa área financeira, contábil, o que nos traz uma base importante a ser aplicada no dia a dia do Hospital”, finaliza.

Apoio da populaçãoEm 2022, a Santa Casa realizou mais de 275,6 mil atendimentos, uma média de 22,9 mil atendimentos por mês, somente Hospital.

A Santa Casa se mantém por meio de repasses da tabela de remuneração de procedimentos do SUS, que cobrem apenas 60% dos custos e está defasada por falta de reajuste. E, a “Campanha Saúde que dá Prêmios”, uma iniciativa promovida pelo Hospital, em parceria com a Unifev e Saev Ambiental é uma importante fonte de recursos para a Santa Casa, o único que atende os pacientes do SUS na cidade.

Toda contribuição realizada por meio da conta de água e esgoto é direcionada para a Instituição, refletindo na manutenção da assistência de qualidade e humanizada. “A Saev possui 50 mil pontos de ligações de água, e destes, 7,4 mil doam por meio da Campanha, o que representa 15% do total, e precisamos comunicar o quão fundamental essas doações significam, porque são bem empregadas e fazem uma enorme diferença para a Santa Casa. A colaboração da população e da comunidade, seja por meio de doações, voluntariado ou participação em campanhas, desempenha um papel crucial em nosso funcionamento. A Santa Casa inicia cada mês com um saldo deficitário, e é graças a esse apoio contínuo que conseguimos reiniciar nossas atividades. Por isso, buscamos o apoio de todos, pois quanto mais contribuintes, maior será o investimento, resultando em melhorias significativas nos atendimentos do hospital.”, destaca o provedor.

ComplexoA Santa Casa é um Complexo que atualmente administra três Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) de Votuporanga, Jales e Santa Fé do Sul, Farmácia de Alto Custo, SanSaúde, Hospital e o Núcleo de Atenção à Saúde, em parceria com a Prefeitura de Votuporanga.

Enquanto Hospital, é referência em atendimentos complexos, como atendimentos de UTI Neonatal, cirurgias cardíacas, ortopedia, cirurgia cardiovascular, UTI Geral, medicina nuclear, ressonância magnética, gestação de alto risco, terapia renal substitutiva entre outros. “Alcançamos conquistas muito significativas como a acreditação ONA, nível 2, que nos coloca em um seleto grupo de entidades do Brasil, comprovando nossa qualidade e segurança nos processos. Também fomos o primeiro Hospital do país a receber o Selo Todos Nós, com foco no atendimento a pacientes autistas”.


Publicidade