Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Ajuda contra o tabagismo no SanSaúde

As inscrições já estão abertas para o programa,pelo telefone (17) 3426-3000, aos associados

Publicado em: 17 de setembro de 2021 às 11:14

Ajuda contra o tabagismo no SanSaúde
O SanSaúde está sempre em busca de novos projetos com foco na promoção à saúde e qualidade de vida. Na próxima quarta-feira (22/9), às 19h, a operadora de saúde irá iniciar o Grupo de Tabagismo, exclusivo para os beneficiários.

As inscrições já estão abertas para o programa, por meio do telefone (17) 3426-3000. O objetivo do programa é reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, promovendo a cessação de fumar e protegendo a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco.

Os encontros serão, inicialmente semanais, fora do horário comercial. No total, serão sete reuniões com a intermediação do médico de Família e Comunidade, Dr. Ernesto Hoffmann e da enfermeira de família do programa de Atenção Primária à Saúde do SanSaúde, Sandra Baracat.

A metodologia utilizada é a sugerida pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). De acordo com o Instituto, o consumo de tabaco é responsável por 45% das mortes por doença coronariana (infarto do miocárdio), 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema) e 25% das mortes por câncer. Além disso, 90% dos casos de câncer de pulmão ocorrem em fumantes, sendo que no geral o tabagismo é responsável por uma a cada 10 mortes no mundo podendo ser caracterizada como a principal causa de morte evitável.

A enfermeira responsável pelo SanSaúde, Luana Prates, explicou mais sobre a iniciativa. “O benefício será o suporte psicológico ofertado pela própria dinâmica de grupo, associados às supervisões médica e de enfermagem e a prescrição de medicamentos nos casos em que for necessário”, disse Prates.

Dr. Ernesto frisou que o tratamento tem como objetivo a aprendizagem de um novo comportamento, “através da promoção de mudanças nas crenças e desconstrução de vínculos comportamentais que levam ao tabagismo”.

A gestora do plano, Luana Romano, destacou a importância da ação. “Implantamos esse o projeto para atendimento e assistência de qualidade aos beneficiários consumidores de derivados do tabaco, de forma muito humanizada e pautada na assistência do indivíduo. E uma das maneiras de auxiliar este público é compartilhar experiências, com todo acompanhamento de profissionais”, complementou.

Benefícios para quem para de fumar

O médico destacou os benefícios de quem abandona o vício. “Após 20 minutos sem cigarro, a pressão sanguínea volta ao normal. Se o fumante resistir à falta da nicotina por 48 horas já percebe mudanças no olfato e no paladar. Três semanas depois, já apresenta melhor condicionamento respiratório e a melhora cardiovascular vai progredindo com o tempo de abstenção. Depois de 20 anos sem fumar, o risco de câncer de pulmão cai para o mesmo de um paciente que nunca fumou”, finalizou.

Publicidade