Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Psicólogos abordam o pós-pandemia

Eles falam de histórias que farão parte do livro " Nós no pós-pandemia"

Publicado em: 25 de março de 2021 às 18:05

Psicólogos abordam o pós-pandemia
Os reflexos provocados pela pandemia sentidos até agora com isolamento e perdas de pessoas queridas, além das expectativas para o pós-pandemia, são histórias que farão parte do livro "Nós no pós-pandemia", com a colaboração de 30 psicólogos de diversas partes do País.

A obra conta com a participação dos psicólogos Tina e Alexandre Zampieri, do Ciclo de Mutação, e profissionais renomados de Rio Preto, em sua maioria, se uniram para formar a coletânea com relatos reais dos últimos tempos, o que resultou no livro.

São relatos que falam da promessa de dias melhores neste 2021 e, principalmente, nos anos vindouros, passada a pandemia. Na expectativa, de que sejam dias carregados de esperança com a vacina contra a Covid ao alcance de todos; com a liberação de leitos para quem precisar seja em enfermaria ou UTI; e ainda, o cotidiano de muitas famílias que perderam seus parentes para o coronavírus. Tudo isso e muito mais estão no livro que acaba de ser produzido com textos espetaculares e carregados de muita emoção. Afinal, foram escritos a partir da experiência de muitos relatos diários do dia a dia do consultório.

Neles, o leitor vai poder dividir suas angústias e alegrias, com quem também se vê diante de dias incertos dentro de suas casas, sem poder estar com entes queridos, amigos... Enfim, sem poder ir à escola, ao trabalho, à igreja, à qualquer parte. Também fala dos sentimentos de crianças e adolescentes, que estão presos em seus lares, sem ao menos poder brincar na pracinha perto de sua casa; aborda o uso generalizado da máscara até que chegue de vez, um remédio capaz de prevenir esta doença; também estarão nas linhas e entrelinhas narradas pelos psicólogos auto relatos, sobre suas experiências na rotina atual, e os sentimentos de quem acompanha outros falar sobre seus próprios sofrimentos, tristezas e angústias.

As inúmeras dúvidas que acometem a todos, e a principal, sobre até quando isso vai durar? Ainda não temos uma resposta. Mas, o mais importante neste momento segundo o psicólogo Alexandre Zampieri é extrair o melhor da pandemia, que é o uso da tecnologia para se comunicar, para trabalhar home-office, os cuidados redobrados com a higiene, valorizando as relações humanas. E, quando tudo passar e, pudermos estar perto de novo, estarmos junto para sentir o abraço, o aperto de mão. E no que tange a sua participação no livro, abordou o fato da pandemia estar afetando a vida sexual dos brasileiros. “Numa pesquisa recente, vimos alterações na rotina sexual dos brasileiros. Por isto, há que se refletir também sobre a vida sexual, será que haverá repercussões efetivas no Pós-Pandemia? Vamos ter de aguardar para saber”, observa.

A psicóloga Tina Zampieri, doutora em Ciências da Saúde, especialista em EMDR, acredita que o compartilhamento de ideias e histórias vividas na pandemia reforçam a importância da saúde mental nestes dias tão sombrios e turbulentos. A coletânea foi organizada e editada pelos jornalistas Zeca Pontes e Edmilson Zanetti, ambos de Rio Preto.

Quem quiser adquirir seu exemplar basta solicitar pelos WhatsApp (17) 98125-0435, e encontraremos uma forma de fazer chegar até os interessados.


Publicidade