Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Elektro doa 139 refrigeradores para vacina na região

Cidades da região e de Mato Grosso do Sul são beneficiadas com os equipamentos

Publicado em: 25 de fevereiro de 2021 às 18:55

Elektro doa 139 refrigeradores para vacina na região

A Elektro inicia nesta quinta-feira (25) a doação de 139 refrigeradores científicos destinadospara armazenar as vacinas contra a Covid-19. A primeira remessa desses equipamentos já se encontra em Fernandópolis e será entregue aos municípios deGuzolândia, Santa Albertina, Suzanápolis, Vitoria Brasil e Marinópolis. Também estão contemplados mais 36 municípios nas remessas que saíram da fábrica essa semana, entres eles estão:Álvares Florence, Estrela do Norte, Euclides da Cunha ,Florida Paulista, Itapura, Lavínia, MarabáPaulista, Narandiba, Nipoã, Nova Independência, Ouro Verde, Pacaembu, Parisi, Paulo de Faria, Pontes Gestal, , Riolândia, Santa Mercedes, Tarabai, e Zacarias.

A distribuição dos equipamentosserá gradativa e a previsão é que as demais cidades contempladas com a doação recebam as câmaras de refrigeração até o final do mês de março. A iniciativa levou em consideração as cidades com os menores Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) regulado pela Agência Nacional de Eficiência Energética (Aneel).

A doação desses equipamentos totaliza um investimento de R$ 2 milhões, que se somam às outras ações já realizadas pela empresa voltadas ao combate da pandemia como a compra de testes em parceria com a Fiocruz e adoação de respiradores, num montante que já alcança R$ 20 milhões nas distribuidoras da Neoenergia: Elektro (SP/MS), Coelba (BA), Celpe (PE) e Cosern (RN).

“A vacinação é, nesse momento, a principal ação de combate à pandemia de Covid-19, por isso, estamos apoiando os municípios da nossa área de concessão que necessitam dos refrigeradores adequados para o armazenamento da vacina. A iniciativa reafirma o nosso compromisso social com as comunidades que atendemos, afirma Antônio Casanova, Diretor-presidente da Elektro.

Os novos refrigeradores serão destinados aos municípios atendidos pela Elektro que possuem IDHM até 0,74. Serão beneficiados132 municípiosde São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Responsável pela gestão dos programas de imunização, o governo do estado de São Paulo,parceiro na ação, receberásete refrigeradorescom capacidade de 280 litros, totalizando 139 refrigeradores doados. A instalação de cada refrigerador científico deve injetar no sistema elétrico uma carga de 89 kW e consumo anual de 781 MWh, que será compensado com o recolhimento, em cada município, de dois equipamentos de refrigeração antigos e doação de lâmpadas eficientes para postos de saúde, hospitais e para consumidores residenciais baixa renda.

Os refrigeradores científicos têm temperatura programável e constante entre 2°C e 8°C, além de alarmes para avisar em caso de interrupção de energia e baterias recarregáveis para suprir o frio em caso de eventual intercorrência, com autonomia de até 12 horas. Os equipamentos também possuem sensores e um sistema de alarme remoto a distância, que realiza chamadas telefônicas se houver uma queda de temperatura ou a bateria estiver em um nível baixo. As câmaras de conservação são de fabricação nacional e têm capacidade de 280 litros, suficientes para armazenar cerca de 18 mil doses de 0,5 ml.

Para receber os novos equipamentos, os governos municipais e estaduais devem entregar refrigeradores e freezers antigos para a Elektro. A empresa irá retirar substâncias como os gases CFC (clorofluorocarboneto), que podem contribuir com o efeito estufa, e fazer o descarte correto dos equipamentos. “Ao utilizar como estratégia o recebimento dos equipamentos de refrigeração antigos e não adequados para conservação das vacinas, estamos compensando o acréscimo de carga de 89 kW. A iniciativa da Elektro é de extrema importância social para as regiões onde atuamos e está alinhada aos compromissos do grupo de combate às mudanças climáticas e ao desperdício de energia”, enfatiza Ana Christina Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética da Neoenergia.

Os municípios que vão receber os novos refrigeradores para vacinas contarão também com ações de trocas de lâmpadas por modelos de LED, mais eficientes. Ao longo de um ano e meio, serão substituídas cerca de15 mil lâmpadasde postos e unidades de saúde e mais40 mildiretamente para a população de baixa renda. Com isso, tanto as prefeituras quanto os moradores dessas cidades poderão economizar na conta de energia e adotar hábitos mais sustentáveis.

Sobre a Elektro

Reconhecida por 10 vezes como a melhor distribuidora de energia elétrica do Brasil, a Elektro tem atuação em 228 municípios, sendo 223 no Estado de São Paulo e cinco no Mato Grosso do Sul. Em uma área de concessão de 121 mil quilômetros quadrados, a concessionária atende 2,7 milhões de clientes (6 milhões de habitantes).

Publicidade