Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Descubra o que é coloproctologista

Confira dicas de médico do SanSaúde de Votuporanga

Publicado em: 11 de fevereiro de 2021 às 18:52

Descubra o que é coloproctologista
Idade acima de 40 anos, sangramento crônico, perda de peso e alterações do hábito intestinal. Alguns sinais de que você precisa ir ao coloproctologista. Mas afinal, o que seria esse profissional e qual sua especialidade?
O SanSaúde conversou com o médico Dr. Rodrigo Padilla, que sanou todas as dúvidas. “É um especialista cirúrgico com foco no diagnóstico e tratamento de doenças do cólon, reto e ânus. Cuida de problemas complexos do trato digestivo inferior ou quando a cirurgia é necessária para tratamento de patologias”, disse.
Diferença com gastroenterologista
Embora ambos lidem com problemas gastrointestinais, gastroenterologistas realizam procedimentos diagnósticos, mas não fazem cirurgias. “Essa é a função e a área de especialidade do coloproctologista. Porém muitas doenças clínicas são acompanhadas, pois podem ter desfecho cirúrgico”, orientou.

Consulta com coloproctologista
A consulta visa avaliar o paciente como um todo e não somente como a região anal ou intestinal especificamente. “Muitas vezes o problema é descoberto durante uma conversa detalhada, podendo ser necessário o exame físico, muitas vezes em outras áreas, não especificamente na região genital. Avaliações complementares podem ser prescritas também”, afirmou.
Constipação
Uma das dúvidas decorrentes é com relação a constipação, que pode ser somente o intestino preguiçoso ou estar associada a doenças de base. “A maioria consegue tratar com melhoras alimentares, suplementos e, em último caso, laxantes, porém há situações de constipação refratária que necessitam acompanhamento especializado. Caso o paciente apresente idade acima de 40 anos, sangramento associado, perda de peso ou alternância de constipação e diarreia, deve procurar o proctologista para investigação e tratamento adequado”, disse.

Vergonha do médico
Dr. Rodrigo também comentou sobre a vergonha ou até mesmo preconceito de ir ao coloproctologista, urologista ou ginecologista. “Porém existe uma questão muito delicada que os pacientes devem entender: o seu médico é antes de tudo o seu amigo, companheiro e promotor da sua saúde”, destacou.
Ele frisou que a relação de respeito e carinho é construída durante a consulta. “Vale lembrar que, por mais vergonha que você possa ter de ser examinado, o profissional é especialista naquela região tão delicada como a anal”, contou.

Dicas para ajudar na sua consulta:
- Leve alguém junto de você durante a consulta para que você se sinta mais confortável.
- Caso tenha vergonha do seu marido ou esposa, peça para que entre sozinha (o).
- Leve suas perguntas anotadas em um papel para não esquecer nem ter vergonha de fazê-las.
- Explique ao seu médico que tem vergonha, ele, com certeza, irá te tranquilizar.
- Tire todas as suas dúvidas antes de sair da consulta.

Publicidade