O galpão onde funcionava a cooperativa de reciclagem de Ilha Solteira foi atingido por um incêndio na madrugada da última segunda-feira (16). No momento do ocorrido, não havia ninguém no local e não houve registro de feridos.
Até o momento, não há informações sobre o que teria provocado o incêndio. Devido à grande quantidade de materiais recicláveis armazenados — altamente inflamáveis —, as chamas se espalharam rapidamente pelo espaço.
O combate ao fogo foi realizado pelo Corpo de Bombeiros, com apoio de caminhões-pipa da Prefeitura e da Usina Santa Adélia. Este é o terceiro incêndio envolvendo a cooperativa e o segundo registrado no atual barracão. No primeiro caso, ocorrido em setembro do ano passado, toda a estrutura foi destruída, incluindo máquinas e equipamentos. Já no novo local, havia sido registrado anteriormente apenas um princípio de incêndio, sem grandes danos. Desta vez, porém, o imóvel ficou bastante danificado e, a princípio, sem condições de uso.
Coleta mantida
A Prefeitura informou que a coleta de materiais recicláveis não será interrompida e seguirá normalmente, conforme o calendário já estabelecido, que atende diferentes regiões da cidade em dias alternados.
O material recolhido será encaminhado provisoriamente ao Ecoponto, localizado ao lado do cemitério. A administração também estuda a transferência da cooperativa para um novo espaço, ainda não definido.
Investigação
As causas do incêndio serão apuradas pela Polícia Civil, que já solicitou a realização de perícia técnico-científica no local.
Auxílio aos cooperados
Vale ressaltar que o prefeito Rodrigo Kokim (PL) prorrogou recentemente o pagamento de um auxílio emergencial financeiro destinado aos cooperados.
O benefício, no valor de R$ 1.518, havia sido aprovado pela Câmara Municipal em setembro e pago inicialmente por três meses. Com a prorrogação, o auxílio será mantido por mais três meses, garantindo apoio aos trabalhadores enquanto a cooperativa segue em processo de recuperação.
(Douglas Cossi – Ilha de Notícias)