Comerciantes e moradores do centro de Cardoso ficaram preocupados hoje (25) com a presença de um grande enxame de abelhas europeias no cavalete do medidor de água de um prédio comercial localizado na Avenida Romeu Viana Romanelli.
A movimentação dos insetos chamou a atenção de quem passava pelo local e gerou apreensão, já que o fluxo de pessoas na região é intenso durante o horário comercial.
A Defesa Civil foi acionada e acompanha a situação, orientando comerciantes e transeuntes para que evitem se aproximar do local do enxame até a retirada segura das abelhas por equipes especializadas.
REVOADAS
As abelhas soltam novos enxames de reprodução nesta temporada de calor. Além das espécies europeias – as que picam e podem provocar incidentes – há uma diversidade de abelhas inofensivas, que são as sem ferrão.
Apicultores e meliponicultores orientam que as pessoas não matem as abelhas, o que é considerado crime ambiental. Ao constatar um enxame, a pessoa deve fazer contato com os Bombeiros, Defesa Civil ou órgãos ambientais para orientação e remoção adequada, quando for o caso de risco às pessoas.
(Com Rádio Povão)