A Polícia Federal deflagrou na última quinta-feira (31/10) a Operação Shadowland, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso responsável por invadir os sistemas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA). Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Jales, Imperatriz/MA e Açailândia/MA.
As investigações tiveram início após os servidores do INCRA detectarem acessos indevidos aos sistemas internos da instituição e comunicarem o fato à Polícia Federal. Apurou-se que os criminosos utilizavam certificados digitais ideologicamente falsos, emitidos em nome de funcionários do INCRA e de particulares, para obter acesso aos sistemas. A ação rápida do INCRA, que modificou os protocolos de acesso, impediu que ocorressem novas invasões.
A Polícia Federal contou com a colaboração do próprio INCRA e do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), órgão gestor dos certificados digitais da ICP-Brasil. Essa cooperação foi fundamental para a rápida identificação dos suspeitos.Os investigados poderão responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático qualificado e falsidade ideológica.