Policiais civis do 77º Distrito Policial (Decap) de São Paulo, prenderam no último dia (26), no km 636 da Rodovia Euclides da Cunha, em Rubineia, o motorista de um caminhão que transportava junto à carga de milho 450 tabletes de cocaína.
A ação foi desencadeada em continuidade à ‘Operação CAU (cenas abertas de uso)’, os agentes realizavam diligências no interior do Estado de São Paulo com o objetivo de averiguar informações acerca de uma organização criminosa responsável pela entrada de entorpecentes no Estado de São Paulo, principalmente para serem distribuídos na região central da capital.
Após trabalho de inteligênciapolicial, os policiais civis identificaram um caminhão, proveniente do Mato Grosso, que cruzaria a fronteira com o Estado de São Paulo, e estaria transportando, além de milho, drogas.
Feita a abordagem, o motorista foi indagado se estaria transportando algo ilícito e prontamente confessou estar transportando entorpecentes escondidos junto à carga. Realizada busca na carga, foram encontrados 450 tabletes de cocaína.
As drogas foram apreendidas e encaminhadas à perícia, o motorista foi preso em flagrante, passou pelos trâmites de Polícia Judiciária e permanece à disposição da Justiça. A grande quantidade da droga apreendida, avaliada em mais de R$ 3 milhões, reafirma a manutenção da conhecida Rota Caipira do tráfico internacional com vínculos regionais.
Dados estatísticos das polícias e do Ministério Público apontam as rodovias e pistas clandestinas como os principais escoadouros dos entorpecentes que abastecem os grandes centros e também alimentam os estoques das organizações criminosas especializadas no envio ao exterior.