O autor da agressão em um posto de combustíveis que provocou a morte de um motorista de aplicativo em Votuporanga foi preso hoje (8) pela equipe da DIG da Polícia Civil de Votuporanga. Ele foi capturado em Cosmorama.
Na madrugada de 26/09/2025, a vítima Lair Barth, de 54 anos de idade, estava em um posto de combustíveis quando se envolveu em um desentendimento com duas mulheres e acabou sendo agredido por um indivíduo com uma cotovelada em seu rosto, caindo imediatamente desacordado no solo. Nesse momento, ainda foi agredido a pontapés por outro homem.
Depois das agressões, os indivíduos se evadiram em um veículo Fiat Uno.
Após tomar ciência dos fatos, os policiais civis da DIG iniciaram as investigações visando ao esclarecimento da autoria e da dinâmica dos fatos.
Assim, foram identificados o indivíduo Y. J. A. A., de 22 anos de idade, como sendo o autor da cotovelada, e o indivíduo D. D. F., de 26 anos de idade, como o autor dos chutes quando a vítima já estava caída e desacordada, ambos moradores de Cosmorama.Também foi apurada pela DIG a dinâmica em que se deram os fatos. Por meio das câmeras de segurança e depoimentos de testemunhas, ficou constatado que a vítima Lair Barth teria entrado enganado no banheiro feminino, quando duas mulheres foram tirar satisfações com Lair, inclusive desferindo tapas. Lair jogou cerveja em direção a elas, neste momento, o filho de uma das mulheres, que havia acabado de chegar no pátio do posto de combustíveis, correu em direção à vítima e desferiu a cotovelada.
Lair foi socorrido para a Santa Casa, onde foi constatado traumatismo craniano. A vítima passou por cirurgia, permaneceu internada na UTI e acabou não resistindo, vindo a óbito alguns dias depois.
Os autores, partes e testemunhas foram ouvidos na sede da DIG e, após análise dos fatos, a autoridade policial indiciou o autor da cotovelada por homicídio qualificado por recurso que impossibilitou a defesa da vítima, no âmbito do dolo eventual, no qual o autor, no mínimo, assumiu o risco de produzir o resultado morte.
Foi representada a prisão preventiva do investigado, devidamente deferida pelo Poder Judiciário. No início da noite de hoje (8), os policiais civis da DIG localizaram e prenderam Y. em sua residência, em Cosmorama.O outro indivíduo, autor dos chutes, o qual teve participação de menor importância no resultado morte, por enquanto responde ao processo em liberdade. O capturado foi encaminhado para a sede da DIG e posteriormente transferido ao Plantão Policial, à disposição da Justiça.