Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

DETRAN-SP flagra 17 em blitz do álcool em Votuporanga

Megaoperação conjunta com a polícia foi nas avenidas Bancários e José Marão Filho

Publicado em: 06 de março de 2024 às 18:39

DETRAN-SP flagra 17 em blitz do álcool em Votuporanga
Realizada na última sexta (1/3), em Votuporanga, uma ação da Operação Direção Segura Integrada (ODSI) registrou 15 recusas de motoristas ao teste do bafômetro uma autuação por direção sob influência de álcool e uma por crime de trânsito - esta última aplicada quando o condutor dirige embriagado. A fiscalização do Detran-SP, que tem o objetivo de reduzir e prevenir os sinistros causados pelo consumo de bebida alcoólica combinado com direção, abordou 1.059 veículos no cruzamento das Avenidas dos Bancários e José Marão Filho. A iniciativa contou com o apoio de equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

Vale lembrar que tanto dirigir sob efeito de álcool - quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido - quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.

Nos casos de embriaguez ao volante, que ocorrem quando o motorista apresenta índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro, há configuração de crime de trânsito: se condenado, o motorista, além da multa e suspensão da CNH, cumpre de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

Fiscalizações no Estado


As operações de ODSI do último final de semana aconteceram em dez cidades do Estado: Capital (Zona Oeste), Ilha Solteira, Itapeva, Itaquaquecetuba, Jundiaí, Lins, Rancharia, São José do Rio Preto, Sertãozinho e Votuporanga. No total, foram 8.349 veículos fiscalizados, resultando em 247 autuações por alcoolemia, sendo 240 recusas ao teste do bafômetro, seis por direção sob influência de álcool e um crime de trânsito.

ODSI intensificada no Carnaval


Durante o último feriado (Carnaval), foram intensificadas as ações da Operação Direção Segura Integrada (ODSI), que registraram aumento de mais de 185% no total de fiscalizações em relação ao Carnaval de 2023. No total, foram 24.772 veículos abordados nas ações entre os dias 9 e 13 de fevereiro de 2024 em todo o Estado, frente a 8.681 no mesmo período de 2023. O índice de recusas ao bafômetro durante essas ações também apresentou aumento de 67%, na comparação com o mesmo período do ano passado. O Detran-SP contabilizou 556 motoristas que não sopraram o bafômetro durante o feriado deste ano, contra 333 no ano passado. Mesmo assim, o índice de crescimento das recusas foi equivalente a cerca de um terço do aumento percentual das fiscalizações (185%), demonstrando a importância e eficácia das ações.



Em relação aos motoristas flagrados dirigindo sob influência de álcool, quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido, o Departamento de Trânsito registrou um aumento de 161% no Carnaval deste ano, quando contabilizou 47 casos. No mesmo período de 2023, foram 18. Já em relação aos casos de embriaguez ao volante, quando os motoristas apresentam índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro, o número de casos saltou de nenhuma autuação em 2023 para quatro neste ano.



Megaoperações de ODSI

Desde 2023, acontecem megaoperações de ODSI no Estado de São Paulo. A com maior número de fiscalizados aconteceu durante esse último Carnaval, no dia 11 de fevereiro, em Batatais. Foram 4.510 veículos nesta operação, seguida em volume de fiscalizações pela operação de Sertãozinho, com 4.024 veículos (16 de setembro de 2023), e São José do Rio Preto, com 2.551 veículos fiscalizados (3 de junho de 2023). Bauru chega em quarto, com 2.433 veículos vistoriados, e Presidente Prudente em seguida, com 2.386 veículos (23 de setembro de 2023).

O novo recorde de fiscalizações do carnaval deste ano aconteceu simultaneamente à comemoração dos 11 anos das Operações de Direção Segura Integrada - em fevereiro de 2013, foi publicado o Decreto 58.881, que institui o Programa de Direção Segura.



Foco constante na conscientização

A tendência de redução nos óbitos no trânsito no Estado de São Paulo, em paralelo ao aumento constante dos sinistros não fatais, confirma a importância das ações e campanhas frequentes de conscientização sobre a necessidade de respeito às leis de trânsito, com vistas à preservação da vida. Toda vida importa; nenhuma morte no trânsito é aceitável. Na última campanha do Detran-SP, veiculada durante o Carnaval 2024, o foco foi o respeito à vida, às leis de trânsito e ao uso do cinto de segurança, com o mote “Por um Carnaval Melhor na Rua, na Avenida e na Estrada”.



Publicidade