Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

DETRAN autua 27 em Bady Bassitt

Foi durante Operação Direção Segura Integrada (ODSI)

Publicado em: 22 de agosto de 2023 às 22:04

Realizada na última sexta-feira (18), em Bady Bassitt, uma blitz da Operação Direção Segura Integrada (ODSI) registrou 25 recusas ao teste do bafômetro. Além disso, dois motoristas foram autuados por dirigirem sob influência de álcool. A ação do Detran-SP, que tem o objetivo de reduzir e prevenir os acidentes causados pelo consumo de bebida alcoólica combinado com direção, abordou 698 motoristas na Avenida Edmur Pradela. A ação contou com o apoio de equipes das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.

Vale lembrar que tanto dirigir sob efeito de álcool - quando o teste do etilômetro aponta o índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido - quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas, segundo os artigos 165 e 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação. Se houver reincidência no período de 12 meses, a pena é aplicada em dobro, ou seja, R$ 5.869,40, além da cassação da CNH.

Nos casos de embriaguez ao volante, que ocorrem quando o motorista apresenta índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro, há configuração de crime de trânsito: quando condenado, o motorista, além das multas e suspensão da CNH, cumpre de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.


Blitze no estado

No último final de semana, doze blitze da Operação Direção Segura Integrada foram realizadas no estado, com ações também nos municípios de Mococa, Cajati, Salto, Taubaté, São Caetano do Sul, São Paulo, Jundiaí, Barretos, Bauru, Votuporanga e Araçatuba.

No total, 7.395 veículos foram abordados, dos quais 267 motoristas foram autuados, sendo 248 que se recusaram a fazer o teste do bafômetro, 15 dirigiam sob influência de álcool (índice de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido) e 4 autuados por crime de trânsito. O destaque vai para o município de Salto, onde 44 motoristas foram autuados por dirigirem sob influência de álcool.


Publicidade