Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Dia da Árvore

Mensagem do Comando de Policiamento Ambiental de São Paulo

Publicado em: 21 de setembro de 2021 às 07:43

Desde o ano de 1965, por meio do Decreto Nº 55.795, foi instituído em todo território nacional a “Festa Anual das Árvores”, em substituição ao chamado Dia da Árvore, o qual é atualmente comemorado no dia 21 de setembro.

O regramento normativo trouxe como objetivo “difundir ensinamentos sobre a conservação das florestas e estimular a prática de tais ensinamentos, bem como divulgar a importância das árvores no progresso da Pátria e no bem-estar dos cidadãos”. Inegavelmente, essa preciosidade natural determina o nível de Saúde e de Qualidade de Vida das pessoas, sendo por isso uma verdadeira fonte de energia para uma mente, corpo e espírito saudáveis.

Importa promover uma reflexão a respeito das consequências do desmatamento numa correlação direta com a função ambiental e social das árvores, e nesse sentido, lembrar que são estes seres vivos que formam as florestas, produzem o ar respirável, sombreiam e refrescam ambientes, controlam as temperaturas climáticas, regulam a umidade do ar, preservam a qualidade da água dos mananciais, fornecem alimentos, produtos para medicamentos, fibras, madeira, látex, resinas, entre tantos outros, e ainda nos presenteiam com flores e perfumes.

Preservá-las significa, resumidamente, cuidar para perpetuar toda e qualquer espécie de vida neste planeta, alinhado ao propósito constitucional para as presentes e futuras gerações.

Nessa perspectiva, os brasileiros de São Paulo, prestam homenagem à Polícia Militar do Estado de São Paulo ao destacar o “Dia do Policial Militar Ambiental”, na mesma data, o qual foi instituído por meio da Lei Estadual n° 14.744/12.

Merecido e respeitável reconhecimento aos valorosos homens e mulheres que diuturnamente, fazem o policiamento urbano e rural, terrestre e aquático para levar segurança, saúde e qualidade de vida aos cidadãos, sobretudo, defendendo a fauna, a flora, e as belezas naturais, nelas incluídas nossas árvores. Em resumo, o Policial Militar Ambiental representa a fortaleza que cuida e protege a natureza oriunda do Universo e abençoada pelo Criador.

Em perfeito alinhamento estratégico com o Comando da Instituição, com a Secretaria da Segurança Pública e com a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Comando de Policiamento Ambiental tem buscado incansavelmente estabelecer práticas gerenciais modernas e eficientes, aprimorar rotinas operacionais e administrativas, com a finalidade de garantir a melhoria dos serviços prestados à sociedade e assegurar a política de proteção do Meio Ambiente do Governo do Estado.

Ressalvo que o plantio de árvores feito nesta oportunidade simboliza o grande esforço de todos policiais ambientais, na recuperação das matas queimadas neste sofrível período de estiagem. A grandeza desta singela atitude reflete a magnitude da Polícia Militar Ambiental realizará, simultânea e coordenadamente, a Operação Floresta Amiga II, em todo o Estado de São Paulo por meio dos Batalhões de Polícia Ambiental, com especial destaque aos municípios de São Paulo, Guarulhos, Araçatuba, Andradina, Penápolis, Presidente Prudente, Mirandópolis, Bauru, Marília, Guarujá, Santos, Praia Grande, Registro, São José dos Campos, Taubaté, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Taquaritinga, Franca, Campinas, Itapetininga, Sorocaba e Tietê.

Serão ao todo 1.200 policiais militares ambientais em 480 viaturas quatro rodas e náuticas, os quais materializam nesta memorável data o empenho diário dos bravos combatentes ambientais, que se juntam a tantos outros defensores anônimos da Mãe Natureza.

Resta, por fim, o reconhecimento e a gratidão aos eternos Veteranos, Comandantes e ex-comandantes todos Soldados que envergaram nossos brasões nas mais diversas missões e que ainda sentem o mesmo orgulho e vibração que encontramos nos nossos jovens combatentes.

Parabéns aos Policiais Militares Ambientais, protetores das nossas árvores!


( Quartel em São Paulo, 21 de Setembro de 2021.)

Publicidade