Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Idosos do CRAS Norte participam de ação integrada de saúde

Equipes das secretarias da Saúde e Assistência Social e Desenvolvimento Social orientam sobre diabetes e autocuidados

Publicado em: 07 de março de 2026 às 18:41

Idosos do CRAS Norte participam de ação integrada de saúde
Cuidar da saúde na terceira idade também passa pela informação, prevenção e fortalecimento de vínculos. Com esse objetivo, idosos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS Norte participaram, nos dias 2, 3 e 4 de março, de uma ação integrada promovida pela Prefeitura de Votuporanga, reunindo profissionais da Secretaria da Saúde e da Secretaria da Assistência Social e Desenvolvimento Social em atividades educativas voltadas à promoção da qualidade de vida.

A iniciativa foi conduzida pelas equipes multidisciplinares (eMulti) da Atenção Primária à Saúde, com a participação de profissionais das áreas de Nutrição, Farmácia, Fisioterapia e Serviço Social. Durante os encontros, foram realizadas rodas de conversa com orientações sobre os diferentes tipos de diabetes, práticas de autocuidado, promoção da saúde, prevenção de doenças e uso adequado de medicamentos.

Os idosos atendidos pelo SCFV são acompanhados pelos consultórios municipais “Dr. Joel Pereira dos Santos” (Colinas), “Dr. Martiniano Salgado” (ProPovo), “Daniele Cristine Lamana” (Parque das Nações) e “Josephina Pirotello Pesciotto” (Dona Nina). A articulação entre os serviços reforça o cuidado contínuo e integrado oferecido à população.

Os encontros são realizados mensalmente com os três grupos de idosos do CRAS Norte, promovendo acesso à informação qualificada, escuta ativa e fortalecimento dos vínculos comunitários.

O prefeito Jorge Seba destacou a importância da atuação integrada entre as áreas para ampliar o alcance das políticas públicas.

“Quando unimos Saúde e Assistência Social, ampliamos o alcance das políticas públicas e garantimos um atendimento mais completo. Nosso compromisso é cuidar das pessoas em todas as fases da vida.”

A secretária da Saúde, Ivonete Félix do Nascimento, ressalta que o trabalho das equipes multidisciplinares fortalece a Atenção Primária e amplia as estratégias de prevenção.

“Essa atuação permite orientar, prevenir e acompanhar de forma mais eficiente. Essas ações educativas são fundamentais para promover autonomia, autocuidado e mais qualidade de vida para nossos idosos”, destaca.

Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade