Felipe e Vítor eram bons vizinhos —até que Vítor deu uma festa tarde da noite.
*Quando Felipe reclamou do barulho, Vítor se ofendeu por causa da forma como ele falou. Eles discutiram. Depois disso, passaram a se evitar.
SITUAÇÕES como essa acontecem com frequência. Quando duas pessoas se desentendem, é comum que fiquem irritadas e talvez acabem culpando uma à outra. E se nenhuma das duas fizer algo para resolver o problema, a amizade pode até acabar.
Caso você já tenha passado por uma situação assim, com certeza não deve ter sido nada agradável, pois a maioria de nós quer viver em paz e harmonia com amigos e vizinhos. Mas como podemos conseguir isso, apesar de surgirem desacordos de vez em quando? Será que é possível superar mágoas e atitudes negativas e resolver desentendimentos de uma maneira amigável?
Veja o caso de Felipe e Vítor. Basicamente, a amizade deles começou a se desfazer por causa de uma série de atitudes erradas: (1)Vítor mostrou falta de consideração, (2)Felipe demonstrou seu aborrecimento de uma forma que incomodou Vítor, (3)os dois perderam a paciência e (4)os dois se recusaram a ceder.
Mas, com o tempo, a razão falou mais alto. Os dois deixaram suas diferenças de lado e fizeram as pazes. O que os ajudou? Eles aplicaram alguns princípios práticos que têm ajudado muitos amigos não só a superar atritos, mas também a fortalecer sua amizade depois disso.
Esses princípios podem ser encontrados no livro mais distribuído em todo o mundo —aBíblia. Ela nos incentiva a desenvolver qualidades que promovem a paz e que curam feridas emocionais, qualidades como amor, bondade, discernimento, paciência e sabedoria. —
Provérbios 14:29;1Coríntios 13:4,5.
Felipe e Vítor são apenas dois exemplos de como o poder da Bíblia muda a vida das pessoas para melhor. Existem muitos outros exemplos disso, inclusive de pessoas que conseguiram eliminar traços negativos profundamente enraizados. Porexemplo, Robert, que mora na Austrália, superou o sentimento de profunda raiva. Nelson, no Timor-Leste, deixou de lado a hostilidade que sentia e se tornou um grande amigo de um ex-inimigo. Como a Bíblia ajudou Robert e Nelson?Despertai!entrevistou os dois para saber a resposta.
(Conteúdohttps://www.jw.org/pt/biblioteca/revistas/g201408/fazer-as-pazes/)