A Neoenergia Elektro, que atua em diversas cidades do interior paulista, registrou1.531 ocorrências causadas por colisões de veículos com postesentre janeiro e agosto de 2025. Em
Votuporanga,são14 casos, número 75% maior se comparado com o mesmo período do ano passado, afetando diretamente o fornecimento de energia para cerca de 2 mil clientes.
“Mais do que o impacto no fornecimento de energia, esses acidentes representam um risco direto à vida das pessoas envolvidas e das que circulam pelo local. É fundamental reforçar o respeito às leis de trânsito como medidas essenciais para reduzir esse tipo de ocorrência”, destacaGuilherme Mafra, gerente de saúde e segurança da Neoenergia Elektro.
No último domingo (7), um grave acidente em Belo Horizonte (MG), acendeu o alerta sobre os riscos de colisões de veículos com postes da rede elétrica. Uma jovem de 22 anos perdeu a vida após o carro em que estava colidir com um poste de sinalização. Ao sair do veículo, a estudante de jornalismo sofreu uma descarga elétrica provocada por fios soltos e morreu no local.
A Neoenergia Elektro reforça que em situações de colisão de veículos com postes da rede elétrica, especialmente, quando há
rompimento de cabos, é fundamental seguir medidas de segurança:
Permaneça dentro do veículo: Se houver cabos caídos sobre o carro ou próximos,
não saiado veículo. A estrutura pode estar energizada e oferecer risco de choque elétrico.
Evite contato com partes metálicas: Não toque em portas, janelas ou qualquer parte metálica do carro.
Acione imediatamente os serviços de emergência:
Neoenergia Elektro: 0800 701 01 02
Corpo de Bombeiros: 193
Alerta para terceiros: Se estiver fora do veículo,
mantenha distância segura(mínimo de 10 metros) e
não tente ajudar diretamente. Oriente outras pessoas a se afastarem e aguarde a chegada dos profissionais capacitados.
Não toque nos cabos caídos: Mesmo que pareçam inofensivos, os fios podem estar energizados e causar choques fatais.A Neoenergia Elektro segue investindo em tecnologias e campanhas de conscientização para reduzir os impactos desses acidentes, mas reforça que aresponsabilidade no trânsito é o principal fator de prevenção.