Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Homem morre atacado por abelhas africanizadas

Apesar do risco oferecido pela espécie, existem abelhas nativas inofensivas

Publicado em: 17 de dezembro de 2023 às 12:14

A morte de um homem de 65 anos, atacado por abelhas europeias africanizadas, em Rio Preto, na última sexta-feira (15), alerta para o risco de acidentes nesta época do ano.

A fatalidade foi em uma área do Instituto de Pesquisa Experimental, conhecida como Horto Florestal. Segundo informações do boletim de ocorrência, a vítima trabalhava com um trator acoplado a uma roçadeira quando atingiu um sofá que havia sido descartado no local.

Havia um enxame debaixo do sofá, o que provocou o ataque fatal ao trabalhador, que levou dezenas de picadas. Professor da Unesp de Rio Preto, Arif Cais afirma que as abelhas atacaram porque estavam escondidas debaixo do sofá e se sentiram ameaçadas.

“Infelizmente, há pouco o que se fazer quando tem um ataque assim. Uma das alternativas seria se jogar debaixo de água, mas na região em que foi o ataque, não tinha nada por perto”, lamenta.

Em nota, a Fundação Florestal lamentou o falecimento do servidor. “A Fundação Florestal se solidariza com a família e está adotando as medidas necessárias para amenizar a dor deles neste momento difícil. João Maria deixará um legado de amizade, trabalho e bondade, dedicados à natureza, sociedade e colegas de trabalho”, conclui a nota.

Apicultores esclarecem que as abelhas são defensivas, infelizmente causando fatalidades como a ocorrida. A recomendação é sempre acionar os Bombeiros, Defesa Civil, Prefeitura, órgãos ambientais ou apicultores da localidade sempre que houver enxames em situação de risco de ataque

Outra questão é referente às abelhas nativas do Brasil, conhecidas como ‘abelhas sem ferrão’, geralmente encontradas em ocos de árvores, tubulações, paredes, caixas de energia, internet, etc. Essas são inofensivas, porém, na dúvida quanto à espécie, basta acionar os órgãos ambientais, os quais possuem equipes e meliponicultores cadastrados para o devido resgate emergencial e manutenção da espécie.





(Com Diário da Região)

Publicidade