Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

IFSP de Votuporanga lança balão radiossonda

Experimento inédito decola com estação de radioamador a bordo amanhã (21)

Publicado em: 20 de outubro de 2023 às 15:48

IFSP de Votuporanga lança balão radiossonda

Neste sábado, 21, às 10h30 (horário local) e 13h30 (UTC), o campus Votuporanga do Instituto Federal IFSP será palco de um evento inovador: o lançamento de um balão meteorológico equipado com uma radiossonda.

Este evento também contará com um experimento especial para radioamadores, envolvendo uma Repetidora CrossBand para utilização dos operadores de Votuporanga e região.

Antes do lançamento, o radioamador PY2UEP, Demilson Quintão, oferecerá uma palestra elucidativa no IPMET BAURU, abordando nuances da atmosfera e os intrincados processos de previsão do tempo. O evento também terá a honra de contar com a expertise do especialista em radiocomunicação de Votuporanga, Paulo Rebouças, PU2PHK.

Para os entusiastas técnicos, as frequências operacionais do evento são:

• RX: 438.200 Mhz

• TX: 145.790 Mhz

• Tom: 67

• Sonda TX: 403 Mhz

• Localização: GG59AN – Votuporanga – SP

O Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo já está informado sobre o voo da sonda, garantindo a segurança e coordenação do evento.



Contextualizando: A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), uma iniciativa anual sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), visa promover e debater avanços em Ciência e Tecnologia. O campus Votuporanga tem uma programação rica, incluindo atividades como o Casa Aberta, a Feira de Ciências, entre outras. Este ano, a programação é ainda mais robusta, com palestras, torneios e oficinas variadas.

Entendendo o Balão Meteorológico

Para os não iniciados, um balão meteorológico, ou radiossonda, é uma ferramenta vital na meteorologia. Ele coleta dados essenciais sobre temperatura, umidade, pressão atmosférica e muito mais, ajudando cientistas e meteorologistas a entender e prever o clima. Estes balões, geralmente feitos de látex ou polietileno, sobem até estourar e os instrumentos retornam à Terra, transmitindo dados em tempo real.



(Com Antena Ativa)

Publicidade