A Saev Ambiental, por meio do Programa Município Verde Azul (PMVA), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, executaram mais uma diretiva dentro das atividades exigida pelo Município Verde Azul na última semana. A teleconferência com o tema “A importância da Educação Ambiental na Área da Saúde” contou com a participação de agentes comunitários de saúde e endemias e responsáveis técnicos da área.
A teleconferência faz parte dos critérios aplicados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente para pontuação na diretiva Educação Ambiental, do Programa Município Verde Azul, do qual participa o município de Votuporanga, e abordou assuntos voltados à vigilância ambiental em saúde, principalmente as zoonoses como febre amarela, leishmaniose e febre maculosa. A Vigilância Ambiental é um conjunto de ações que proporciona o conhecimento e a detecção de qualquer mudança nos fatores determinantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, e identifica as medidas de controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou outros agravos à saúde.
Município Verde Azul Em 2015, Votuporanga foi certificada pelo sexto ano Votuporanga com o selo, o que mostra o comprometimento da Administração Municipal com os cuidados com Meio Ambiente. Entre as cidades entre 50 e 100 mil habitantes Votuporanga ficou em 2º lugar no ranking, já na classificação geral do Estado, o município ficou em 7º lugar.
A oitava edição do Programa Município Verde Azul (2015) contou com 616 municípios do Estado cadastrados, sendo que destes apenas 119 foram certificados com o selo.
O Programa Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
Assim, o principal objetivo do Programa é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo e é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (FECOP).
As ações propostas pelo PMVA compõem as dez diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho Ambiental.