Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

SAEV retira mais de 2 toneladas de entulho da represa

Limpeza realizada por cooperativa de recicláveis na represa de abastecimento de Votuporanga

Publicado em: 21 de maio de 2016 às 10:23

SAEV retira mais de 2 toneladas de entulho da represa
A Saev Ambiental iniciou no final do mês passado o programa “Represa Limpa”, que consiste em retirar da represa de captação do Córrego Marinheirinho, responsável pelo abastecimento da população de Votuporanga, toda e qualquer espécie de resíduo que for encontrado em suas águas.

No total foram retiradas seis bags (recipiente utilizado pela cooperativa para recolher produtos recicláveis, equivalente a mil litros cada um) de resíduos variados além de madeira, que são provenientes de “tablados” improvisados pela população para a prática de pesca no local, totalizando duas toneladas de materiais.

Segundo o superintendente da Saev Ambiental, Oscar Guarizo, a limpeza periódica é necessária uma vez que alguns dejetos podem poluir e até contaminar as águas da represa prejudicando o fornecimento à população. “Encontramos muitas garrafas pets, garrafas de vidros e até isopor as margens da represa, inclusive, o que mais nos preocupa são latas e tambores de produtos químicos, que podem comprometer a boa qualidade da nossa água”, alerta Guarizo.

Com relação a pescar e nadar no local, Guarizo informa que a prática é proibida por se tratar de um manancial cuja finalidade exclusiva é o abastecimento de água potável aos munícipes de Votuporanga o que é definido como crime, segundo a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal nº 9.605/98). “Temos placas informando que é proibido pescar e nadar na represa, mas, mesmo assim a população acaba cometendo estes delitos, sem contar ainda que muitas vezes o ‘trato’ que os pescadores utilizam para pesca pode acabar poluindo a represa”, enfatizou o superintendente.

Represa de captação

A Represa de Captação do Córrego Marinheirinho foi inaugurada em 1.974 e atualmente possui cerca de 1,2 quilômetros de comprimento por uma largura que varia de 110 a 233 metros, uma área correspondente a aproximadamente 7 alqueires e um volume total de água de 436,5m³, com uma capacidade de produção de água entre 8 a 11 mil m³ por dia, dependendo do período do ano, ou seja, em dias frios a produção é menor, já em dias muito quentes pode chegar a produzir 11 mil m³/dia.



Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade