Pesquisa aponta índice péssimo de confiança no mercado
Pesquisa aponta índice péssimo de confiança no mercado
Publicado em: 20 de outubro de 2015 às 17:59
Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS/APAS) desenvolvida pela APAS – Associação Paulista de Supermercados em setembro aponta que apenas 6% dos empresários do setor supermercadista estão otimistas em relação ao ambiente econômico atual e futuro. O total de pessimistas atingiu 70% dos empresários deste segmento, este é o maior percentual de toda a série histórica. Os resultados demonstram um cenário de confiança em nÃveis baixos, refletindo o momento econômico e polÃtico vivenciado atualmente no Brasil, de acordo com o economista Rodrigo Mariano, gerente do departamento de Economia e Pesquisa da APAS. “Na maior parte dos itens pesquisados os empresários do setor demonstram baixo ou nenhum grau de otimismo em relação à percepção atual ou a expectativa futura. Isso pode ser verificado, por exemplo, em relação à taxa de inflação que registrou otimismo de 0%, ou seja, nenhum dos empresários possui a percepção de que a inflação apresente redução no curto prazoâ€, disse. Rodrigo afirmou ainda que a inflação elevada e persistente aliada ao desempenho fraco da atividade econômica tem afetado o otimismo do setor, que apresenta, desde meados de 2013, baixo nÃvel de confiança na economia brasileira. “Este cenário vem se degradando mês após mês diante do agravamento da crise polÃtica e econômica que é vivenciada e afeta o ambiente de negócios, ao impactar a confiança dos empresários e dos consumidoresâ€, afirma. Com relação apenas ao momento atual, o otimismo do setor supermercadista atingiu 7%, já o pessimismo foi verificado em 74%. Para o economista, esse cenário reflete extrema falta de confiança na economia, que tem gerado elevação do desemprego, impactado na vida cotidiana das famÃlias, e ainda a instabilidade econômica instalada no Brasil. No que diz respeito somente à expectativa em relação ao futuro, 5% apontaram otimismo, enquanto 66% se mostraram pessimistas. Por mais um mês o indicador de otimismo em relação à expectativa futura é inferior à percepção atual (5% contra 7%). Segundo Rodrigo, os indicadores apontam não apenas um baixo nÃvel de confiança, mas também de “esperançaâ€, já que o indicador referente à expectativa futura para a economia brasileira apresenta resultados similares ao indicador geral. “O remédio amargo para a busca de uma retomada do crescimento econômico tem afetado o setor supermercadista, e este impacto negativo nas vendas é o preço que empresários e consumidores estão pagando pelos anos de má condução da polÃtica econômica do paÃsâ€, finaliza. NOTA METODOLÓGICA A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) é apurada mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde junho de 2011. Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas, representando, 85% do faturamento do setor supermercadista do estado de São Paulo, portanto, a amostra é representativa do comportamento do setor no estado de São Paulo. A pesquisa tem como objetivo identificar o nÃvel de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura. As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades, inserção no mercado.
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