Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Cemitério de Votuporanga já tem movimento de Finados

Cemitério de Votuporanga já tem movimento de Finados

Publicado em: 31 de outubro de 2015 às 10:03

Aproximadamente 25 mil pessoas devem passar pelo Cemitério Municipal “Petronilo Gonçalves da Silva” na próxima segunda-feira (2/11), em celebração ao Dia de Finados.

Logo cedo, às 7h30, os fiéis poderão acompanhar na capela central com o padre Márcio Tadeu Reiberti Alves de Camargo, da Paróquia Senhor Bom Jesus. Em Simonsen, a missa será celebrada às 9h, com o pároco Ademir Batista da Silva, da Paróquia São Cristovão.

O Cemitério Municipal vai funcionar no domingo das 7 às 18h30 e no Dia de Finados, das 6h30 às 19h. Limpeza de sepulturas A utilização de água será permitida até sábado (31/10), sendo que, após esta data, somente poderão ser efetuados com utilização de tecidos, não sendo de forma alguma permitida a utilização de água, seja através de baldes ou mangueiras.

A permissão para reformas e pinturas já foram suspensas desde o dia 23 de outubro e poderão ser retomadas a partir do dia 3 de novembro. Estas medidas são necessárias para que a municipalidade possa reorganizar o local, eliminando detritos e sujeiras que causariam transtornos nas visitações do Dia de Finados e contribuindo com o combate à dengue, já que cemitérios são áreas propícias para o surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti. Por isso, a principal recomendação é a de que os visitantes evitem vasos com água, dando prioridade para flores plantadas em vasos com terra e areia ou arranjos artificiais.

Secez

Os agentes de endemias do Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses realizam nesta semana orientações e distribuição de panfletos informativos no Cemitério Municipal.

A ação tem por objetivo diminuir os riscos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, inclusive nos dias que antecedem o dia de finados.

Para a educadora em saúde, Ana Carolina Ribeiro é neste período que se verifica um aumento na circulação de pessoas no cemitério.

“As pessoas são orientadas a não depositarem objetos que possam acumular água da chuva, como os invólucros plásticos ao redor das flores, copos plásticos e vasos sem areia”, conta a educadora. Os agentes orientam os visitantes para que retirem os plásticos que envolvem as flores antes que as mesmas sejam depositadas próximas aos túmulos; ressaltando a importância de não deixarem vasos ou quaisquer objetos que possam acumular água. “É comum essas orientações na época de finados, mas a prevenção contra a dengue deve ser permanente e com a colaboração de todos”, destacou Patrícia Amâncio, também educadora em saúde. Além do trabalho de orientação realizado pelas educadoras, dois outros funcionários do Secez percorrem o cemitério a fim de retirar água acumulada nos vasos de flores, colocando areia nos pratos. Votuporanga registra no ano dengue, que vai de julho de 2014 a junho de 2015, 1.316 casos positivos.

Trânsito

O trânsito será interditado no domingo (1/11), a partir das 8h, apenas na Rua Nivaldo Hernandez para que os ambulantes possam montar suas barracas, porém, agentes da Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança vão auxiliar os motoristas nas imediações do local para garantir a segurança de todos.

Comércio ambulante

Os vendedores ambulantes que não fizeram a inscrição para trabalhar no Dia de Finados podem recolher a taxa na hora com um fiscal da Prefeitura de Votuporanga. Eles podem atuar em um ou dois dias e o valor será cobrado pela metragem da barraca.

Os preços variam entre R$ 26,51 (para tenda de três metros quadrados) até R$ 141,44 (para sete metros quadrados).

Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade