Garis de Votuporanga recebem treinamento contra a dengue
Garis de Votuporanga recebem treinamento contra a dengue
Publicado em: 24 de setembro de 2015 às 18:15
Cerca de 40 garis da Converd, empresa que presta serviços relativos à manutenção de limpeza de vias públicas e coleta em Votuporanga, passaram por uma sensibilização sobre prevenção à dengue hoje (24/9). A iniciativa é do Setor de Controle de Endemias e Zoonoses (Secez) da Secretaria Municipal de Saúde que está intensificando o combate à doença em Votuporanga.
Durante essa reunião, educadoras em saúde orientaram os trabalhadores com noções de educação ambiental, sobretudo, com foco no controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e chikungunya.
De acordo com Ana Carolina Ribeiro – educadora em saúde, é necessário que esses trabalhadores repassem a população as medidas de controle da doença. “Por participarem da limpeza urbana e estarem sempre junto à população os varredores de rua tem relação direta com o bem estar ambiental”, afirma.
Apesar do clima seco, informações sobre o ciclo evolutivo do inseto e as formas de combatê-lo também foram expostos aos trabalhadores. “Além de serem multiplicadores dessas orientações é importante que colaborem na eliminação dos criadouros, principalmente por estarem ligados diretamente a limpeza urbana”, conta a educadora.
Descarte incorreto
Na última semana, agentes de endemias do Secez recolheram mais de 30 pneus usados próximo a linha férrea. A Vigilância em Saúde está investigando o caso, pois acredita que o descarte incorreto tenha sido feito por uma empresa, já que foi constatada a grande a quantidade de pneus descartados no mesmo local.
A Vigilância Sanitária estipula valores de multas para ações semelhantes, e nesse caso em específico, a pessoa pode ser autuada por crime ambiental e descarte inadequado de resíduos.
A política Nacional de Resíduos Sólidos, lei 12.305 de 2010, institui a responsabilidade do gerador, ou seja, borracharias, recauchutadoras e até dos próprios donos de veículos que necessitam descartar seus pneus.
Prevenção
A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Por isso, é importante:
- Manter bem tampados: caixas, tonéis e barris de água.
- Colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada.
- Não jogar lixo em terrenos baldios.
- Guardar garrafas de vidro ou plástico, manter sempre a boca para baixo.
- Não deixar a água da chuva acumulada sobre a laje.
- Encher os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.
- Se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva.
- Limpar as calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.
- Lavar os vasos de plantas aquáticas com água e sabão, toda semana.
Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!