Ilha Solteira usa imagens de monitoramento pra multar motoristas
Ilha Solteira usa imagens de monitoramento pra multar motoristas
Publicado em: 27 de julho de 2015 às 10:32
Imagens do sistema de monitoramento já estão sendo utilizadas pela Guarda Municipal de Ilha Solteira, para multar motoristas que são flagrados cometendo infrações de trânsito. Placas avisando sobre o novo serviço já foram instaladas em diversos pontos da cidade.
Segundo o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Gilmar Batista Soares, o agente que estiver no sistema de monitoramento, multará o motorista que for flagrado cometendo algum tipo de infração de trânsito.
“Dois motoristas já foram multados através das imagens coletadas pelo sistema de monitoramento”, explica Soares.
A Guarda está aplicando apenas as chamadas “multas de solo”, como andar na contramão, estacionamento irregular, uso de cinto de segurança, uso de celular ao dirigir, além de conversão pela ciclovia. Gilmar explica que a autuação por imagens de monitoramento é prevista pela resolução nº 471 de 18 de dezembro de 2013 do ConselhoNacional de Trânsito (CONTRAN), que permite que autoridades ou agentes da autoridade de trânsito em fiscalização, por meio de sistemas de videomonitoramento, autuem condutores e veículos, cujas infrações por descumprimento das normas gerais de circulação e conduta tenham sido detectadas on-line por esses sistemas.
Central – A central funciona 24 horas por dia, com oito guardas municipais se revezando no monitoramento de diversas áreas da cidade.
De lá é controlada a saída e entrada de veículos em todos os acessos à Ilha Solteira, além dos principais pontos da cidade e prédios públicos.
O sistema possui diversas câmeras 360º, instaladas em diversos pontos da cidade, como na Caixa D’Água e na Torre de TV, mas a maioria delas é fixa, muitas instaladas em prédios públicos, como o Pátio da Prefeitura e escolas.
Todas as imagens gravadas pela central ficam armazenadas por trinta dias, podendo ser utilizadas na solução de eventuais crimes.
(Douglas Cossi Fagundes – ilhadenoticias)
Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!