Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Hidrelétrica Ilha Solteira vai a leilão e SP pode perder impostos

Hidrelétrica Ilha Solteira vai a leilão e SP pode perder impostos

Publicado em: 10 de julho de 2015 às 08:43

A concessão da usina de Ilha Solteira, localizada no rio Paraná, será leiloada em setembro deste ano. O contrato com a CESP (Companhia Energética de São Paulo) termina esta semana, mas até a realização da licitação, a estatal paulista continua a operar a hidrelétrica.

Além de Ilha Solteira, o Governo Federal também licitará em setembro, a concessão da usina de Jupiá, sediada em Castilho.

Até lá, a hidrelétrica também segue sendo operada pela CESP. As usinas de Ilha Solteira e Jupiá passarão a ter outro controlador, pois a CESP não aceitou as condições para a renovação impostas pelo Governo Federal.

Com isso, a concessão das usinas hidrelétricas operadas pela estatal, não foi renovada. O governo paulista é o controlador da CESP. Caso aceitasse a proposta do Governo Federal, a CESP teria suas concessões renovadas por mais trinta anos. Como isso não aconteceu, as usinas passarão a ser controladas por uma outra empresa. Três Irmãos já foi leiloada e agora é controlada pelo Consórcio Novo Oriente, formado por um fundo de investimento privado e por Furnas.

Licitação -

Serão licitados seis lotes com usinas de pequeno a grande portes nos Estados de Goiás, Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais. As concessões devem ser outorgadas pelo prazo de 30 anos, de acordo com a portaria.

Ilha Solteira e Jupiá são as maiores a serem leiloadas. A energia vai ser distribuída em sistema de cotas para distribuidoras a um preço inferior ao atual pois deixará de remunerar os investimentos já amortizados para pagar basicamente operação e manutenção.

A relicitação dessas usinas a um preço mais barato é uma aposta do Governo Federal para amenizar o impacto do custo elevado da energia por conta do quadro de reservatórios em baixos níveis e parque nacional de termelétricas praticamente todo acionado.



(ilhadenoticias)

Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade