SAEV lança sistema de leitura e serviços de água por celular
SAEV lança sistema de leitura e serviços de água por celular
Publicado em: 23 de junho de 2015 às 13:06
Na tarde de ontem, o superintendente da Saev Ambiental, Oscar Guarizo, reuniu a imprensa de Votuporanga em uma coletiva para anunciar um novo aplicativo.
O app móvel de autoatendimento traz com ele duas novidades: ordens de serviço através de sistema e consultas via smartphone. O aplicativo de saneamento, que já está disponível nas plataformas android e IOS, pode ser baixado pela AppStore e também a Google Play, totalmente gratuito. Para quem se interessar, é só procurar pela palavra chave “Saneamento” e baixar o aplicativo “Sanemaneto Sansys”. Conforme ele relata, antes, as ordens de serviço eram distribuídas em papel para os funcionários, que saiam às ruas com pastas de documentos para esse fim. Agora, o servidor responsável pelas manutenções, tanto de desligamento e religamento, como tapa buracos, entre outras, consultarão através de um smartphone.
“Se, por exemplo, tiver uma notificação de desligamento, o cliente acertar a conta antes dela ser efetuada, o pedido já desaparece automaticamente do aplicativo”, esclareceu ele, afirmando que isso auxiliará na redução de uma série de problemas.
Para o consumidor final, ou seja, a população, o aplicativo irá auxiliar até mesmo no pagamento das contas. O responsável pelo setor de T.I. da Saev Ambiental, Marcos Paulo da Silva, deu dicas de utilização do aplicativo. Para acessar, o popular, responsável pela conta, utilizará o número de CPF e mais o código da unidade consumidora, impresso na conta. Outra forma é de utilização é fazer o acesso via QR code, onde a câmera do aparelho é apontada para o desenho de um código que também já vem impresso com a conta. “O bacana é que esse app fornece, para quem já tem o aplicativo de banco, a opção de fazer o pagamento instantâneo da conta, além de oferecer dados como os de simulação de uma futura conta, acesso a débitos antigos, histórico de ordens executadas, previsão de próxima leitura, entre outros”, conta Marcos. As solicitações de serviço ainda devem ser feitas presencialmente ou pelo site.
Emissão de gases
Outro ponto importante que foi salientado pelo superintendente da autarquia é de que o aplicativo contribui para redução de gases do efeito estuda e agiliza os serviços prestados à população.
“Com este novo sistema conseguimos economizar cerca de seis mil folhas de sulfite por mês, que antes eram utilizadas para fazer a impressão das ordens de serviços”. Investimento Segundo Guarizo, a autarquia investiu na implantação de facilidades para seus clientes.
A empresa que desenvolveu o aplicativo é a mesma responsável pela implantação da conta de água instantânea implantada pela Saev Ambiental em 2013. Tudo faz parte de um pacote que é pago como um aluguel mensal.
(Maíra Petruz – Diário de Votuporanga)
Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!