Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Banco de leite de Votuporanga recebe certificação nacional

Banco de leite de Votuporanga recebe certificação nacional

Publicado em: 06 de abril de 2015 às 12:46

O Banco de Leite (BLH) da Secretaria de Saúde de Votuporanga recebeu o certificado de credenciamento padrão ouro do Programa Ibero-americano de Banco de Leite Humano.

Patrocinada pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz, a certificação refere-se ao desempenho no ano de 2014, resultado de uma avaliação com base na qualidade da estrutura física, equipamentos, capacitação profissional, produção e incentivo ao aleitamento materno. Para a enfermeira responsável pelo BLH de Votuporanga, Maria Alice Guimarães Riva, esta é mais uma grande conquista de toda equipe, o que demonstra o empenho de todos os profissionais envolvidos no setor. “É motivo de orgulho para cada um de nós do Banco de Leite; este certificado é o reconhecimento da dedicação e do amor que colocamos no nosso trabalho”, diz a enfermeira. Nos últimos seis anos, a unidade realizou 6.221 atendimentos de mães e bebês de Votuporanga e região. “Melhorar a qualidade da população este é o nosso objetivo principal.

O Banco de Leite não só fornece leite pasteurizado com controle de qualidade aos bebês prematuros, como também oferece apoio e incentivo às mães no processo de amamentação”, explica Maria Alice.

Neste mesmo período, 2.683 litros de leite foram arrecadados, pasteurizados e distribuídos à bebês prematuros da Santa Casa. Este é o segundo ano consecutivo que o Banco de Leite do município é contemplado com a certificação ouro. O Programa de Credenciamento de Bancos de Leite Humano configura-se em ação estruturante e reguladora a fim de garantir o funcionamento das unidades dentro dos padrões de qualidade já normatizados. Incentivo e Orientação Quando Rud Marcelo nasceu, hoje com quatro meses, a mamãe de primeira viagem, Cláudia Daniele Rissato, sofreu com as dúvidas e a dificuldade para amamentar o seu bebê. E, segundo ela, com o apoio de profissionais e as orientações necessárias, o ato da amamentação ficou mais tranquilo.

“O leite empedrou e não estava sabendo como colocar o meu bebê para mamar de forma correta. Ele pegava errado, não sabia como amamentá-lo direito e os meus seios doíam muito. Foi só com a ajuda do Banco de Leite que comecei a amamentar o meu bebê da maneira certa, com muita facilidade, sem qualquer incômodo e ainda doava o leite”, conta a mamãe.

Infelizmente nem todas mães doam o leite excedente e, por isso, o estoque de leite está abaixo do necessário. Hoje o Banco conta com nove doadoras sendo que o ideal seriam 15. Maria Alice explica que “a UTI neonatal da Santa Casa está com 11 bebês internados, mas só conseguimos repassar seis litros de leite nesta semana”. Grupo de Aleitamento Várias dificuldades podem surgir e mesmo cientes de todos os benefícios da amamentação, muitas mães têm dúvidas, especialmente as de primeira viagem. O apoio profissional é importante nessa fase, ajudando a esclarecer questionamentos e oferecendo informações que facilitem o aleitamento materno. Para isso o Banco de Leite de Votuporanga oferece gratuitamente orientações por meio do Grupo de Aleitamento, formado por uma equipe multiprofissional de médico pediatra, enfermeiras, fonoaudióloga e dentista.

Os encontros são realizados todas às quintas-feiras, às 7h30, na Policlínica “Dr. Alberto Carlos Pesciotto” (ao lado da Secretaria de Saúde), localizada à rua Santa Catarina nº 3890.

Serviço:

Banco de Leite Humano Rua Santa Catarina, 3890 – Patrimônio Velho Horário de Atendimento: De segunda à sexta-feira, das 7h às 17 horas Telefone: (17) 3405-9787 – ramal 9711

Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade