Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Começa a vacinação contra pólio e sarampo em Votuporanga

Começa a vacinação contra pólio e sarampo em Votuporanga

Publicado em: 07 de novembro de 2014 às 18:19

A campanha de vacinação contra a poliomelite (paralisia infantil) e o sarampo começa neste sábado, 08, em Votuporanga, e segue até 28 de novembro.

A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar pelo menos 7,4 mil crianças contra a poliomielite e o sarampo. A enfermeira responsável pelo setor de imunização da pasta, Danielli Fortilli, diz que, com isso, a meta é atingir a cobertura vacinal de 95% do público-alvo.

No caso da poliomielite, devem ser vacinadas crianças de seis meses até cinco anos incompletos. Na vacinação contra o sarampo, a faixa etária indicada é de um ano a menores de cinco anos. “Dias D” O Dia D este ano será nos sábados - 8 e 22 de novembro. Nesses dois dias, as 14 unidades de saúde estarão abertas, das 8h às 17h, para que pais ou responsáveis levem as crianças para serem imunizadas. Aquelas que estiverem com o esquema vacinal da pólio e do sarampo em dia também podem receber vacinas. A recomendação é que se leve o cartão de vacinação para avaliação das doses de rotina. Para que sejam cumpridas todas as fases da imunização, as vacinas contra a poliomielite, o sarampo, rubéola e caxumba continuam disponíveis durante todo o ano nas unidades de saúde. Circulação do Vírus O Brasil é considerado livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, recebeu da Organização Pan-americana de Saúde a certificação de área livre de circulação do vírus. Por outros lado, o vírus do sarampo está circulando nos estados de São Paulo, Pernambuco, Paraíba, Minas Gerais e Santa Catarina, por isso a importância da imunização de todas as crianças. “É necessário eliminar o vírus do sarampo, já que atualmente, os casos notificados da doença no Brasil são trazidos de outros países”, destaca Danielli. Poliomielite e Sarampo A poliomielite é um doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança, quando infectada, não morre, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso e provocam paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite.

A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade