A Profa. Dra. Janaina Andréa Cucato lançou no dia 31 de outubro, na Estação Ferroviária de São Carlos, a exposição “Espaços Dormentes – um olhar sobre o processo de ressignificação da Estrada de Ferro Araraquara, no trecho entre São Carlos a Santa Fé do Sul/SP”.
Organizada e financiada pela Fundação Pró-Memória de São Carlos (FPMSC), a exposição é resultado de um projeto de iniciação cientifica coordenado e orientado pela professora e realizado com dois grupos de alunos, agora egressos, que elaboraram o projeto em diferentes etapas. Para a realização do trabalho foram percorridos cerca de 450 km, na sua maioria por estrada de terra, acompanhando o traçado da linha férrea e investigando o processo de urbanização dos núcleos urbanos formados ao longo da linha férrea e estudando o ressignificação das estações.
A exposição ficará em São Carlos até o início de dezembro depois fará itinerâncias por algumas localidades onde a pesquisa fora realizada, inclusive Votuporanga, quando será montada no Memorial Unifev.
Os alunos de Arquitetura da Unifev, hoje agressos, envolvidos na primeira etapa da pesquisa são: Bruna Patrícia Cicareli, Gabriela Innocêncio Martins, Luiz Augusto Miraveti Simões, Pedro Henrique Fioroti de Sá, Wellington Antônio da Silva Fileto. E na segunda etapa: Gabriela Teodoro Coelho, Leonardo Henrique Pavão, Raiane Camila da Silva e Samuel Araújo Fanelli.
“A parte teórica deste trabalho já foi divulgada em diferentes eventos acadêmicos inclusive organizados pelo Instituto Federal e pela USP, e agora o mais importante desta ação é que a exposição atinge a comunidade, não ficando a pesquisa apenas restrita ao ambiente acadêmico”, afirma Janaina.
Para o reitor da Unifev, Porf. Dr. Osvaldo Gastaldon, um dos tripés da educação superior é justamente evidenciar a pesquisa. “A exposição ‘Espaços Dormentes’ evidencia o histórico da urbanização em torno da linha férrea e resgata sua centralidade para o desenvolvimento de todo o interior paulista”.