Um homem se despede da esposa, grávida, e se prepara para mais um dia de trabalho nas ruas da cidade. Enquanto ela entra em casa pedindo que ele volte em segurança, ele coloca seu capacete e parte com sua moto para garantir o sustento da família, que está prestes a crescer. Corta para cenas rápidas de velocímetro subindo, semblante alterado em meio a ultrapassagens perigosas pelo corredor, ele fura um sinal vermelho e, de repente, a tela fica preta. Silêncio. Corta novamente para a esposa, em casa esperando ao lado de um carrinho de bebê, olhar melancólico e perdido. Seu marido não voltará.
A sequência pode ser vista em um dos três vídeos da campanha que o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) inicia neste Maio Amarelo, mês marcado pelo movimento internacional em defesa da vida no trânsito, e que planeja estender, por meio de outros programas e ações, ao longo de todo o ano. A mensagem que o Detran-SP quer passar para reduzir a mortalidade do trânsito, que tem como principal causa o excesso de velocidade, é clara: a pressa na direção pode custar vidas.
“Sabemos que a velocidade, tema do Maio Amarelo 2025, é o maior fator de risco no trânsito, mas queríamos mostrar isso sem recair em um lugar-comum. Procuramos nesta campanha um olhar mais humano, menos estatístico. Queríamos tocar as pessoas para, ao causar emoção, provocar também reflexão”, disse o presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio, no lançamento oficial para autoridades e jornalistas. Aggio contou uma cena que viveu e que ainda carrega com ele. “Já presenciei muitos acidentes e, em um deles, ouvi as últimas palavras de um homem. Ele me pediu para dizer ao filho que o amava. Esta campanha me toca de modo pessoal.”
As duas primeiras peças que começam a ser veiculadas são dirigidas aos motociclistas e aos pedestres, grupos que reúnem o maior número de vítimas no trânsito. Com o texto “O importante é chegar. Respeite os limites de velocidade. Se não por você, por quem você ama”, a campanha será transmitida na televisão, internet, rádio e mobiliário urbano em estradas e áreas de forte movimento.
A campanha será reforçada por ações nas ruas, já em curso. O Detran-SP abriu o Maio Amarelo com uma iniciativa em parceria com a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) que pôs os participantes em um simulador de velocidade para sentir os efeitos de uma colisão a 5 km/h — e projetar os danos em velocidades maiores. Outra ação é o Pit Stop Educativopara Motociclistas, Motofretistas e Entregadores que tem a participação do Detran-SP, realizado no Centro Esportivo Tietê, também na capital, em parceria com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo). A iniciativa impactou diretamente 2.730 motociclistas, os mais vulneráveis no trânsito.