Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Estudantes de Mirassol trazem 6 medalhas na Tailândia

Participaram da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2023, em Bangkok

Publicado em: 05 de março de 2024 às 16:01

Estudantes de Mirassol trazem 6 medalhas na Tailândia
O excelente desempenho dos estudantes da Escola Estadual Genaro Domarco, de Mirassol, na edição brasileira da Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras 2023, que possibilitou à unidade a participar da etapa internacional, entre 24 e 28 de fevereiro de 2024, em Bangkok, na Tailândia, se repetiu na Ásia.

Dos 53 estudantes aptos a participar, 10 representantes integraram a delegação brasileira que viajou para a competição e, desses, seis voltaram para casa com uma medalha pendurada no pescoço: um aproveitamento de 60%. Além disso, outros três estudantes foram reconhecidos com uma menção honrosa pelos organizadores. Ao todo, 90% dos alunos retornam para casa com algum tipo de reconhecimento.

Promovida pelaThai Talent Training, a competição tem como objetivo avaliar o conhecimento matemático de estudantes da educação básica em nível internacional.

Para a diretora da escola, professora Rosemari Aparecida Frushio de Souza, o desempenho foi além das expectativas e surpreendeu a todos. “Não tínhamos ideia do que encontraríamos por lá e os alunos superaram grandemente nossas expectativas”, afirma a docente, que esteve ao lado da delegação na viagem à Tailândia. “Estamos muito felizes pela oportunidade de participar dessa Olimpíada e obter um resultado tão expressivo.Mostra que estamos no caminho certo ereflete o êxito do nosso trabalho que é desenvolvido com muita responsabilidade por todos”, continua a diretora. Para ela, o resultado não se restringe à conquista de tantas medalhas. “Essa participação e esse resultado vão motivar os outros alunos a se dedicarem ainda mais. A matemática é um incentivo bastante grande para os estudantes”, conclui.

O êxito na empreitada e a participação de alunos e professores na preparação para a competição coroam a dedicação do estudante Kalel Rodrigues de Souza “Meu resultado foi além do que eu esperava. É muito bom saber que todas as horas de estudos foram recompensadas e agraciadas com essa conquista. Não só a minha, mas de toda essa equipe: seis medalhas e três menções honrosas é um feito muito expressivo, é uma sensação maravilhosa”, afirma o estudante. “Agradeço a todos que nos apoiaram, como a gestão, a Seduc, os professores Christian e Denilton. Ter feito parte disso também com apoio na preparação é uma sensação gratificante. Estou muito realizado”, conclui.



Protagonismo da comunidade escolar

O sonho de participar de uma olimpíada internacional se tornou realidade a partir da iniciativa do aluno Kalel. Medalhista de prata da etapa internacional, na Tailândia, ele é presidente do clube juvenil “Olímpicos” que prepara os colegas da turma para competições como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Quando descobriu a Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras, o estudante pediu para sua professora de matemática inscrever os alunos da escola na etapa brasileira, disputada por equipes. Graças ao excelente desempenho da escola, o Programa de Olimpíadas da Rede POC, organizador oficial da olimpíada no Brasil, enviou uma carta formalizando que a instituição foi selecionada para integrar a delegação do Brasil em Bangkok. O país é o único representante da América Latina na competição.


A partir daí entrou em ação o protagonismo de alunos e professores que rendeu o reconhecimento de nove dos dez representantes da delegação. O professor de inglês, Christian Garcia Balieiro, montou um curso intensivo para os alunos. Já o professor de matemática, Denilton da Silva Vieira, se dispôs a desenvolver um aprofundamento por meio de aulas de reforço de forma voluntária. Todo esse esforço foi dedicado para as duas etapas de seleção e preparação dos dez alunos que foram para a competição. “95% desse resultado que a escola obteve, se deve ao Kalel. Ele é o líder e criador do clube, ele desenvolve e sempre prepara as aulas com antecedência, distribui cópias para os alunos e dá as explicações necessárias. Ele é um aluno fantástico”, orgulha-se a diretora Rosemari.




Resultado Escola Estadual Genaro Domarco na Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras, em Bangkok.

Kalel Rodrigues de Souza - Medalha de Prata

Ana Julia Figueiredo - Medalha de Prata

Luany Antoniele Marques Costa - Medalha de Bronze

Rafaela Aparecida Leandro Vieira- Medalha de Bronze

Caroline Queren Gregui Mendes - Medalha de Bronze

Gabriely Amnendola - Medalha de Bronze

Lucas Braga dos Santos - Mérito

Ariane Menezes da Silva - Mérito

Felipe dos Santos Velozo - Mérito

Betina de Faria Torres – Participante




Publicidade