Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

LANÇAMENTO: 'Onde Está Boris?'

Especialista lança livro no Congresso de Educação de Votuporanga

Publicado em: 18 de julho de 2019 às 12:11

LANÇAMENTO: 'Onde Está Boris?'

O Piraporiando lança livro infantojuvenil ‘Onde está o Boris?’ Literatura, afeto e realidade aumentada para abordar diversidade durante o 6° Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista

O evento acontecerá entre os dias 17 e 19 de julho, no Centro de Eventos Valério Giamatei, em Votuporanga. O estande contará com os livros da Piraporiando, que trabalham as habilidades socioemocionais e contam com realidade aumentada. Também haverá apresentação da Trilha Literária, projeto pedagógico baseado na leitura, no relacionamento entre estudantes e educadores, na gamificação e na diversidade.

APiraporiando é uma das expositoras do 6° Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista, o maior evento de educação do interior paulista, no Centro de Eventos Valério Giamatei, em Votuporanga - São Paulo, que acontecem entre os dias 17 e 19 de julho. Além do lançamento do livro infantojuvenil ‘Onde está o Boris?’, que aborda manterrupting, empatia, inclusão e afeto, a Piraporiando traz novidades facilitadoras da abordagem da diversidade na educação, e preparou um estande que visa gerar interação com relações de afeto entre educadores e estudantes.


Uma das novidades é a possibilidade de interagir e se aventurar nas histórias criadas pela Piraporiando - sempre pautadas no afeto, diversidade, educação antirracista, antibullying e sem preconceitos -, a partir de um aplicativo de realidade aumentada, unindo literatura infantil e tecnologia. Haverá também o lançamento do livro ‘Onde está o Boris?’, durante congresso no dia 18 de julho às 16h. A trama aborda temas complexos como a quantidade de vezes que as meninas são interrompidas por meninos (manterrupting), empatia e inclusão. O livro é acompanhado de uma novidade interativa.


O público irá conhecer o projeto de arte-educação ‘Trilha Literária’ voltado, principalmente, às escolas de Educação Infantil ao Ensino Fundamental. A ‘Trilha Literária’ é baseada nos livros da Piraporiando e convida estudantes e professores a realizarem uma série de atividades criadas pela Piraporiando, com uso dos livros e de uma plataforma online, o LMS Canvas, melhor LMS de educação do mundo.


O projeto é alinhado à BNCC (Base Nacional Curricular Comum) e nos 4C´s da Unesco. Prioriza o fortalecimento das habilidades emocionais e os quatro pilares da educação: aprender a ser, aprender a fazer, aprender a conhecer e aprender a conviver e também as ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A ‘Trilha Literária’ é uma grande aliada no processo de aprendizagem.


“O foco da trilha é contribuir para uma educação pautada no respeito, no fortalecimento das habilidades emocionais e no afeto, identidade maior da Piraporiando”, destaca Janine Rodrigues, fundadora e diretora da Piraporiando e autora dos livros.



No estande da Piraporiando também será possível conhecer todos os livros da editora e assistir o curta experimental de animação ‘‘O Filho do Vento’, dirigido por Janine Rodrigues e Boni. O curta conta a história de um menino que tem um sonho: comer um pão doce. Mas ele tem um problema: não sabe exatamente quem é. E por isso não sabe como se apresentar. Ele então tem uma ideia: dizer que é filho do vento. O curta já foi exibido em 7 festivais e teve um público de aproximadamente 8 mil crianças.


Confira a programação completa da Piraporiando no 6° Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista


- Lançamento do livro "Onde está o Bóris?"

18 de julho às 15h - Sessão de autógrafos com Janine Rodrigues


Atividades durante o evento:



Oficina - Habilidades Emocionais e Diversidade Cultural na Educação


17/07 – 13h30 às 17h30

18/07 – 07h30 às 11h15 – 13h30 às 17h15

É necessio fazer inscrição prévia no site do evento http://congressointereduca.com.br


Endereço:

UNIFEV Cidade Universitária Av. Nasser Marão, 3069, Pq. Industrial – Votuporanga



Sobre a Piraporiando - Os livros e projetos de arte-educação da Piraporiando já chegaram a 16 estados do Brasil dentre eles, São Paulo, Minas Gerais, Rondônia, Brasília, Paraíba e Pernambuco e em países como Colômbia, Argentina e Chile. Seu principal projeto a Trilha Literária -, realizada principalmente em escolas, incentiva à leitura, contribui para a diversidade em prol de uma educação antirracista, antibullying e sem preconceitos. Conheça mais em www.piraporiando.com


Sobre ‘Onde está o Boris?’ - 'Onde está o Boris' é a sexta publicação da Piraporiando. A história aborda temas complexos como a quantidade de vezes que as meninas são interrompidas por meninos (manterrupting), empatia, inclusão e a capacidade das pessoas com deficiência.



A história começa com o caso de um gato que sumiu, ou pelo menos que parece ter sumido. Samantha, uma garota pra lá de espevitada, se mete numa enrascada. Com sono, acaba não fechando a janela do quarto e no dia seguinte, ao acordar, não sabe onde foi parar o gato de sua madrinha. E assim começa uma aventura. Com a ajuda de seus amigos, Samantha começa a jornada investigativa para descobrir, afinal, onde está o Boris. Em meio a isso tudo, Belinda, uma das amigas de Samantha, tem uma ideia genial. O problema é que ninguém parece ter paciência de escutar o que ela tem a dizer.


Outra questão apresentada em ‘Onde está o Boris?’ é a deficiência de Belinda. A trama não explora isso em formato de texto. Segundo a autora, a imagem e a postura da menina já falam muito sobre quem ela é. O restante é análise do leitor.



- Belinda é a representação de muitos amigos que tive e que tenho até hoje. Desde a infância até minha adolescência, só me atentava mais especificamente a uma deficiência de um colega quando um adulto dava ênfase a isso. No geral, para nossa turma, tudo fluía naturalmente. Sempre que algo parecia muito complicado ou impossível, esta percepção era sempre apresentada por um adulto e não por nós - destaca Janine Rodrigues.

Publicidade