Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

IPVA: desvendando seus segredos

Calculando Valores e Estratégias Financeiras para Aliviar o Bolso, com especialista no assunto

Publicado em: 11 de janeiro de 2024 às 06:49

IPVA: desvendando seus segredos
O IPVA (Imposto sobre Veículos Automotores) é uma realidade anual para todos que possuem um carro ou moto, mas será que entendemos realmente como ele funciona e como podemos gerenciá-lo melhor? Para desvendar este mistério, buscamos a expertise de André Charone, contador, professor universitário e tributarista, que nos deu um verdadeiro tour pelo tema.

Entendendo o IPVA:


Charone começa explicando que o IPVA é um imposto estadual incidente sobre a propriedade de veículos. "Metade do que é arrecadado vai para o estado e a outra metade para o município do registro do veículo. Isso significa que, ao pagar o IPVA, você está contribuindo diretamente para a infraestrutura local," esclarece. Contrariamente ao que alguns pensam, o IPVA não está ligado a seguros ou coberturas veiculares.

Cálculo do Valor do IPVA:

Cada Estado possui as suas próprias regras, porém, de modo geral, o valor do IPVA é calculado com base no valor venal do veículo, que é determinado por tabelas de referência, como a FIPE. "Quanto mais novo e valioso for o veículo, maior será o IPVA. Porém, há variações conforme o estado, e isso inclui descontos para veículos mais antigos, híbridos ou elétricos," informa Charone.

Planejamento Financeiro para o Pagamento:

André elenca algumas dicas financeiras para se planejar e fazer com que o IPVA pese um pouco menos no seu bolso:

·Pagamento Antecipado: Charone aconselha a considerar o pagamento à vista no início do ano, aproveitando os descontos oferecidos pela maioria dos estados.

·Parcelamento: Se o orçamento não permite o pagamento único, o parcelamento é uma alternativa viável. "Inclua as parcelas do IPVA no seu planejamento mensal para evitar surpresas desagradáveis," alerta o especialista.

·Criação de uma Reserva: Uma estratégia eficaz é criar uma reserva financeira específica para o IPVA. "Depositar um valor pequeno todo mês em uma poupança destinada ao IPVA pode tornar o pagamento menos oneroso," sugere André.

·Busca por Descontos e Isenções: É vital estar ciente de possíveis isenções ou descontos aplicáveis, como para veículos de pessoas com deficiência, modelos antigos ou movidos a energia limpa.



Charone também ressalta a importância de estar atento ao calendário de pagamentos. "Cada estado tem um cronograma diferente, e perder a data pode resultar em multas e juros," adverte. Além disso, ele recomenda consultar um contador ou especialista tributário para casos mais específicos, principalmente se o veículo for parte de uma frota empresarial ou se houver dúvidas sobre isenções e descontos.



O IPVA, está longe de ser um bicho de sete cabeças, é um compromisso anual que, com o devido planejamento e entendimento, pode ser gerenciado sem maiores dificuldades. André Charone encerra com uma mensagem encorajadora: "Com informação e preparo financeiro, o pagamento do IPVA pode ser enfrentado de maneira prática e sem estresse".

Sobreo autor:

AndréCharoneé contador, professor universitário, Mestre em Negócios Internacionais pela Must University (Flórida-EUA), possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV (São Paulo – Brasil) e certificação internacional pela Universidade de Harvard (Massachusetts-EUA) e Disney Institute (Flórida-EUA).

É sócio do escritório Belconta – Belém Contabilidade e do Portal Neo Ensino, autor de livros e dezenas de artigos na área contábil, empresarial e educacional.

Andrélançou dois livros com o tema "Negócios deNerd", que na primeira versão vendeu mais de 10 mil exemplares. Os livros trazem lições de gestão e contabilidade, baseados em desenhos e ícones da cultura pop.

Instagram:@andrecharone

Publicidade