Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, poderá ser vivenciado em Ouroeste (SP), no sábado (06/09), a partir das 18h30, no Centro de Eventos José Nubiato Filho, com várias atividades para todas as idades. Na telona serão exibidos curtas-metragens socioambientais e o filme “Moana 2”. A entrada é livre, não precisa de ingresso, os filmes contam com recursos de acessibilidade e tem distribuição de pipoca.
A 9ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Rouanet - Incentivo a Projetos Culturais, com patrocínio da Auren Energia, e apoio da Prefeitura Municipal de Ouroeste, por meio da Secretaria de Educação e
Cultura e da Câmara Municipal, e é realizada pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.
“O CineSolar atua com o desejo de democratizar o acesso ao cinema e à cultura, para pessoas que, muitas vezes, não têm essa oportunidade. Mais do que exibir filmes, queremos oferecer uma vivência que une arte, educação e sustentabilidade, despertando a imaginação e mostrando que a cultura pode - e deve - chegar a todos, em qualquer lugar”, afirma Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.
O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.
O Circuito Auren Energia passa por 13 cidades de 4 estados: Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo, sendo que neste contempla os municípios de Caconde, Ouroeste e Barra Bonita.
“Acreditamos que iniciativas como o CineSolar vão além do entretenimento. Elas são oportunidades de fortalecer o diálogo e a parceria com as comunidades onde atuamos, levando conhecimento, cultura e reflexão sobre temas essenciais, como a preservação do meio ambiente. Por meio de ações como essa, conseguimos despertar o olhar para a importância de cuidar da natureza e inspirar atitudes conscientes no dia a dia, sempre reforçando nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o bem-estar das pessoas”, diz Raquel Leite, gerente de desenvolvimento social e planejamento da Auren Energia.
Em Ouroeste, o CineSolar também realiza a Oficinema Solar com alunos das EMEFs José de Souza Cabral e Laiz Terezinha Biliazi Pinhel. Os encontros on-line, que têm como objetivo chamar a atenção dos participantes para as questões ambientais, introduzem aspectos básicos da linguagem audiovisual com a técnica de animação em stop motion. Com celular e tablet, eles constroem coletivamente a história, protagonizam e roteirizam um curta, que é exibido na sessão de cinema à noite para toda a população.
Nesta edição do CineSolar, a curadoria dos curtas-metragens que compõem a programação foi realizada pela equipe do Festival comKids, que comemora sua 16ª edição, sempre trabalhando para promover a qualidade, a diversidade do audiovisual e a cultura da infância na América Latina. As sessões divertidas, repletas de cores e aventuras, apresentam filmes que despertam a curiosidade das crianças sobre o mundo animal e a natureza, e que promovem a resiliência e a diversidade em todas as suas dimensões.
O CineSolar
Lançado pela Brazucah Produções, há 12 anos o CineSolar - o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia solar - transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou 2730 sessões (com exibição de 290 filmes) e 780 oficinas para mais de 397 mil pessoas de 890 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto, que cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), já percorreu mais de 350 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.
O CineSolar realiza compensação de 55 toneladas CO2e, em parceria com a Ecooar, através do plantio de árvores e da certificação de créditos de carbono, com a manutenção de florestas, em áreas de
preservação permanente, no município de Garça/SP. E também promove ações em conjunto com a Unesco no Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz). O projeto integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, e conta com a parceria solar da Clarios - com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária, da EnergySeg Engenharia e da Ecori Energia Solar. Saiba mais em: linktr.ee/cine.solar.
PROGRAMAÇÃO
Ouroeste (SP)
Sessões de Cinema
(filmes com recursos de acessibilidade)
Data: sábado (06/09)
Horários: 18h30 - 1ª sessão: curtas ‘Vamos Cuidar do Planeta!’
19h30 - 2ª sessão: ‘Moana 2’
Entrada: livre - não precisa de ingresso
Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar
Local: Centro de Eventos José Nubiato Filho - Avenida dos Bandeirantes, s/n - Centro - Ouroeste/SP
SINOPSES
1ª sessão - Vamos cuidar do planeta!
Histórias de sustentabilidade, ativismo, amor pela natureza e crianças cuidando do planeta
(Filmes com recursos de acessibilidade: Libras, audiodescrição e legenda descritiva)
‘Um Ciclo Incrível’ (Senha Verde) - Direção: Mariano Saban - Argentina/2014 - Live-action/Não ficção - Duração: 4min02seg
Carmem vive perto do parque Avellaneda, na Cidade de Buenos Aires. Ela gosta de visitar a horta orgânica que tem lá, onde aprendeu a fazer a compostagem caseira. E, agora, nos ensina a fazer e nos conta como funciona o "ciclo da abóbora".
‘Planeta Darwin’ - Direção: Esteban Gómez - Chile/2020 - Animação/Ficção - Duração: 5min
O sapo Darwin é muito curioso e explora o mundo ao seu redor, aprendendo sobre cuidados ambientais, o que fazer em caso de desastres e como enfrentar os desafios das mudanças climáticas. Darwin olha para as notícias de que eventos climáticos extremos ocorrem em diferentes partes do mundo relacionados às mudanças climáticas e percebe que isso também afeta seu próprio meio ambiente.
‘O resgate do Brejinho’ - Direção: Beth Carmona e Thaisa Oliveira - Brasil/2024 - Live-action/Não ficção - Duração: 6min
Thalles é um garoto do interior do Brasil que ama os animais e a fazenda da família. Quando seu irmão descobre que uma nascente local está ameaçada pela poluição, eles decidem criar um mutirão para ajudar a natureza.
‘A Mosquita Fobada’ - Direção: Claudio Chocolate - Angola/2021 - Animação/Ficção - Duração: 5min16seg
Um pequeno mosquito que está com muita fome procura por sangue para saciar sua fome, mas as crianças angolanas lutam bravamente contra a picada.
‘Renata e os problemas - Vamos economizar água’ - Direção: Andrea Cordones - Chile/2022 - Animação/Ficção - 5min01seg
Renata quer se tornar uma YouTuber e pede a seus seguidores que a ajudem a resolver os problemas matemáticos de seus amigos.
‘Pássaro cubico’ - Direção: Jorge Alberto Veja - Colômbia/2019 - Animação/Ficção - Duração: 9min19seg
Um pequeno pássaro que nasceu dentro de uma gaiola e que, após um sonho, sente o grande desejo de voar. Determinado a alcançar suas vontades, ele se transforma em um passarinho cúbico, afim de escapar das amarras da gaiola.
‘Óleo que vira sabão’ (Senha Verde) - Uruguai/2014 - Live-action/Não ficção - Duração: 3min21seg Ludmila aprendeu muitas coisas sobre a proteção ao meio ambiente na associação de vizinhos "Vila Esperança" entre elas, como separar o lixo conforme sua categoria. Porém, há um problema: o óleo usado não pode ser classificado em nenhuma dessas categorias. Com muita criatividade Ludmila transforma o óleo velho em algo útil. ‘PenguinandWhale’ - Direção: Ezequiel Torres, Pablo Roldán - Argentina/2020 - Animação/Ficção - Duração: 2min40seg
O aquecimento global extremo deixou o pequeno pinguim sem um lugar pra morar. Sua amiga, a Baleia, sai em busca de um novo lar para o Pinguim, mas, dia após dia, o calor a impede de chegar a tempo com a solução. Talvez o trabalho em equipe com outros animais possa alcançar esta missão.
‘Só Rezando’ - Direção: Alunos do Projeto Animação - Instituto Marlin Azul/Escola Municipal Dionízia Batista da Silva - Brasil/2023 - Live-action/Não ficção - Duração: 14min30seg
Três caçadores estão na mira da comadre Fulozinha e do Acauã. Para se proteger, eles procuram Dona Chiquinha, uma afamada benzedeira da região. História contada e encenada por crianças de São Vicente/RN.
‘Lupita pelo mundo - Amazônia’ - Direção: Estêvão Queiroga, Glaubert Oliveira e Humberto Rodrigues - Brasil/2020 - Animação/Ficção - Duração: 2min14seg
Lupita e seus amigos Chip e Bobo decidem explorar o pulmão do Mundo, a Amazônia! Lá, eles observam as plantas, os animais, navegam pelas águas que cercam esse lugar poderoso e abundante. Ao final, Lupita entende que esse lugar é de todos nós e por isso é nosso dever cuidar e proteger.
2ª sessão
‘Moana 2’ - Direção: David G. Derrick Jr. e Jason Hand - EUA/2024 – Animação/Aventura/Família - Livre - Duração: 1h40m
Após receber um chamado inesperado de seus ancestrais, Moana deve navegar para os mares distantes da Oceania e para as águas perigosas, e há muito perdidas, em uma aventura diferente de tudo que ela já enfrentou.
Sobre a Auren Energia
A Auren Energia (AURE3) é a terceira maior geradora do país com produção de energia 100% renovável e líder em comercialização no mercado brasileiro. A empresa está presente em nove estados, com 39 ativos balanceados entre as fontes eólica, solar e hidrelétrica e uma capacidade instalada de 8,8 GW. Com um portfólio completo de soluções em energia e sustentabilidade, a Auren oferece produtos que geram eficiência energética e redução de custos para apoiar clientes de diferentes portes nos segmentos do varejo e atacado. Uma das metas do negócio é contribuir com a agenda climática e auxiliar empresas na economia de baixo carbono. A companhia é integrante do Novo Mercado e está presente na carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, o que reforça seu compromisso pela adoção das melhores práticas de governança corporativa, princípios de transparência, equidade e integridade na condução dos negócios com o propósito de gerar resultados