Votuporanga
+15° C

Máx.: +17°

Mín.: +

Ter, 29.06.2021
GD Virtual - Sites e Sistemas Inteligentes
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Publicidade

Carlão Pignatari prestigia lançamento do 61º Festival do Folclore de Olímpia

Parlamentar conquistou recurso do Governo de São Paulo para uma das maiores edições do evento

Publicado em: 05 de julho de 2025 às 08:50

Carlão Pignatari prestigia lançamento do 61º Festival do Folclore de Olímpia
O deputado Carlão Pignatari esteve presente na cerimônia de lançamento oficial do 61º Festival do Folclore (FEFOL), realizada em 2 de julho, no Museu do Folclore de Olímpia. O evento marcou o início da contagem regressiva para uma das edições mais aguardadas do festival, que acontecerá de 2 a 10 de agosto, reunindo grupos de todas as regiões do país.


Reconhecido como um dos principais defensores da cultura paulista, o deputado Carlão Pignatari foi o responsável por articular e conquistar junto ao Governo do Estado de São Paulo os recursos necessários para a realização do festival. A ação reafirma seu compromisso com o fortalecimento do turismo e da cultura como vetores de desenvolvimento regional.

O deputado Carlão aproveitou o momento para agradecer ao governador Tarcísio de Freitas pelo apoio institucional à cultura popular e, em especial, à APAA – Associação Paulista Amigos da Arte, que tem sido parceira fundamental na execução técnica e no fortalecimento de eventos que promovem as tradições e identidades regionais. “Essa união de esforços entre o poder público e instituições como a APAA é o que permite manter vivas as raízes culturais do nosso estado e do nosso país”, destacou.

Durante o evento, o deputado Carlão Pignatari exaltou a grandiosidade do festival: “O Festival do Folclore de Olímpia não é apenas uma festa; é um verdadeiro patrimônio imaterial que une gerações, valoriza os saberes populares e emociona milhares de pessoas todos os anos. Ver essa celebração crescer e inovar é motivo de orgulho para todos nós que acreditamos no poder transformador da cultura.”

A 61ª edição consolida Olímpia como Capital Nacional do Folclore: 23 estados — número recorde — estarão representados por 46 grupos visitantes e 20 locais. Quinze deles participam pela primeira vez, incluindo representantes do Acre, Roraima e Amapá. O tema deste ano, “Raízes que nos conectam”, está relacionado ao Jubileu de Castanheira, em homenagem aos 61 anos do festival e ao legado de seu fundador, José Sant’anna.

O estado homenageado é o Maranhão, que será representado por meio da arte de Rochinha, artista olimpiense responsável pela identidade visual do festival, inspirada no Bumba-meu-Boi. Ao longo de nove dias, serão mais de 120 apresentações noturnas e diversas ações culturais durante o dia, mobilizando cerca de 2.800 artistas e um público estimado em 180 mil pessoas.

O 61º FEFOL é uma realização da Prefeitura de Olímpia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Defesa do Folclore, com apoio de programas de incentivo do Governo do Estado de São Paulo e da APAA – Associação Paulista Amigos da Arte. A programação completa está disponível emwww.folcloreolimpia.com.br.

Clique aqui para receber as notícias gratuitamente em seu WhatsApp. Acesse o nosso canal e clique no "sininho" para se cadastrar!
Publicidade